Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

A Campanha da Obra Igreja Matriz

Nossa primeira igreja situava-se na praça central onde hoje é a atual Cozinha Comunitária. Era um prédio humilde, feito de madeira roliça , coberto de palha e com o chão de terra batido. Uma meia parede de madeira e paxiúba completava o projeto.

Em 1986 com o crescimento da Vila e da visitação ao Céu do Mapiá, o próprio Padrinho Sebastião deu o sinal verde para a construção do grande projeto em forma de estrela, baseado na visão que o padrinho Alfredo tinha tido  de um templo no formato do principal símbolo da doutrina: uma estrela de 6 pontas. Foi uma obra arrojada para os padrões da época, feita toda de madeira, com um raio de 13 ½ m e uma viga central de 17m tirada de uma castanheira.

Vinte anos depois foram-se acumulando vários problemas, dos quais o principal deles foram a infestação de cupins, que terminou comprometendo a estrutura, levando à proposta do novo projeto, uma imponente estrutura de alvenaria cujos alicerces começaram a ser colocados em 2009 e cuja obra, concomitante com o desmonte da igreja velha, se iniciou em 2010.



Modelagem da nova Igreja Matriz

É um projeto ousado que, para ser realizado, tem contado com a colaboração de toda a irmandade, que contribui das mais diversas formas: doações em dinheiro, trabalho voluntário, materiais, etc. Tem servido também para aquecer a economia local, gerando trabalho diretamente na obra, prestação de serviços diversos, serragem, transporte de materiais, etc.