Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Abertura de Trabalhos

Todos os trabalhos espirituais previstos em calendário  têo o mesmo  ritual de abertura e encerramento, com poucas e pequenas variações.
 
1) Os trabalhos de Hinário Oficial

Os bailados, são abertos com a forma tradicional: três pais nossos e três ave-marias, o terço, ao fim do qual (normalmente) a comandante do pelotão feminino faz o rogativo da abertura:
 
"Em nome de Deus Pai Todo-Poderoso, da Virgem Soberana Mãe, do Nosso Senhor Jesus Cristo, do Patriarca São José e de todos os Seres Divinos da Corte Celestial, com a ordem de nosso Mestre Império Juramidam, estão abertos os nossos trabalhos, meus irmãos e minhas irmãs. Que Deus e a Virgem Mãe sejam nossos guias para sempre. Amém! " (Todos se benzem ).
 
Após o terço é aberto o período de despacho para se tomar o Santo Damie. Depois, todos entram em fila nos lugares designados pelos fiscais e é lida a Consagração do Aposento, após o que o comandante do trabalho inicia o canto e o bailado.
 
2) Trabalhos de mesa
 
São aqueles trabalhos  realizados sentados, tais como Concentração e curas (Estrela). Inicia-se com os três pai nosso e três ave marias, Chave de Harmonia,  despacho do Santo Daime, Hinos da Oração  e Consagração do aposento.
 
No caso de trabalhos de cura de linha de desenvolvimento mediúnico (São Miguel e Mesa Branca) existem algunas variações de abertura (ver cadernos deste tipo de trabalho).
 
Nos Hinários do mestre Irineu onde se faz o ritual de Confissão (São João, Virgem da Conceição e Reis), o trabalho inicia-se com os hinos 29 e 30, que depois são cantados novamente na sua ordem no Hinário.