Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Despacho do Santo Daime

No caso dos hinários devem ser formadas filas de fardados por ordem de altura, os homens à esquerda e a mulheres à direita. Em seguida, os não-fardados e os visitantes.

A distribuição da nossa bebida sacramental tem três importantes aspectos a serem observados:

1. O responsável pelo despacho  deve estar concentrado e oferecer o  sacramento com reverência e todo respeito. Normalmente, ele toma a dose que for indicada pelo dirigente do trabalho e, em seguida, procede ao despacho.

A dose deve ser igual para todos, salvo recomendação de dieta e pessoas sensíveis que precisem  receber doses menores.

Além do caso de grávidas, pessoas idosas, com uso de medicação contínua ou controlada, etc, o responsável pelo despacho deve ter experiência e sensibilidade para saber quem precisa tomar mais ou menos Daime nas repetições. Também deve estar informado pela recepção ou pelo grupo de cura dos casos que requerem um procedimento diferenciado.

Deve zelar pelos utensílios, limpeza dos copos  e manter sempre acesa uma vela no ponto de despacho
 
2. É tão importante a forma de consagrar e comungar o nosso sacramento que o Mestre Irineu o denominou Daime (do verbo dar, dai-me). Frisava com isso o caráter de invocação e rogativa interior com os quais todos devem se aproximar dessa Santa Bebida, pedindo que Ela nos conceda a realização das nossas aspirações mais íntimas e elevadas, a cura dos nossos males físicos, mentais e espirituais e um maior discernimento sobre a nossa vida.

Faz-se o sinal da cruz, recebe-se o copo e toma-se a dose oferecida até o final, procurando não deixar nada no copo.
 
3. A aplicação da dose deve obedecer a um padrão que depende do tipo de trabalho e do grau da bebida. É bom que o responsável seja familiarizado com todo o processo de feitio. É importante destacar que a maestria na direção de um trabalho espiritual nem sempre é decorrente de doses elevadas, mas principalmente do conhecimento e da correção do dirigente, a força das  chamadas, a harmonia e o equilíbrio da corrente, a beleza e bom desempenho da música e do canto. Nos trabalhos de  cura e Concentração podem ser autorizadas doses maiores.