Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

A Concentração

As Concentrações devem ser realizadas todos os dias 15 e 30 de cada mês. O trabalho de Concentração faz parte do calendário oficial. É nele que quinzenalmente vamos buscar, através do silêncio, a conexão com o nosso Ser interior, uma maior consciência com nosso Eu superior.
 
É também nas Concentrações que podemos nos entregar à miração e receber instruções valiosas para o nosso seguimento espiritual. A Concentração se divide em duas etapas:
 
     a) Concentração propriamente dita que consta da disciplina da mente em abolir os pensamentos, associações de idéias e impressões do dia-a-dia, a fim de se focalizar num único ponto. Nela treinamos a atenção e a introspecção, para que a mente, sem se distrair com os objetos da percepção,  seja um instrumento útil a serviço do trabalho espiritual.
 
     b) Meditação - Estágio superior de concentração onde dentro da força da corrente, da energia espiritual das mentes elevadas e da proteção dos nossos guias espirituais se busca experimentar um estado contemplativo, extático, sereno, e sem pensamentos, onde procuramos fundir o observador, o observado e o ato de observar como uma e mesma coisa.
 
Os fardados devem vestir farda azul. Todos devem procurar uma postura corporal confortável, evitando-se movimentos desnecessários, e ausentar-se do salão apenas em caso de necessidade e/ou para fazer as devidas limpezas.
 
O ritual inicia-se com três Pai-Nossos e três Ave-Marias, Chave de Harmonia, despacho do Santo Daime e Oração.
     
Após a Oração deve ser lida a Consagração do Aposento e começa a Concentração. A primeira parte deve ser de concentração total num período mínimo de uma a duas horas.
 
Após o segundo despacho, a Concentração deve seguir por mais um período, onde o silêncio pode ser intercalado por hinos, autorizados pelo dirigente da sessão. 
 
É recomendada a leitura do Decreto de Serviço do Mestre Irineu. Este Decreto de 1970 é o fundamento onde se baseiam todos os princípios e regras que devem constar na conduta de todo daimista. O texto deve ser lido na íntegra em momento solene durante a Concentração. 
 
Também é recomendável a leitura do Preâmbulo Doutrinário do nosso Estatuto, mensagens, instruções, leituras de escrituras e textos sagrados de reconhecido valor espiritual. Excepcionalmente poderá ser realizado algum hinário durante a segunda parte da Concentração. Normalmente, a Nova Jerusalém do Padrinho Sebastião ou o hinário da Madrinha Rita.
     
Ao final é obrigatório o o Cruzeirinho do Mestre Irineu e depois dele, procede-se ao encerramento normal.