Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Blog de Eventos e Notícias - Céu do Mapiá

Mensagem de Natal 2016 - Padrinho Alfredo

0
0
0
s2sdefault

 

Encontro de Comunicação e Memória Daimista no Céu do Planalto

0
0
0
s2sdefault

Encontro de Comunicação e Memória Daimista no Céu do Planalto
Conheça as propostas de ações integradas para iniciativas de documentação, comunicação e acervos culturais das comunidades daimistas.


DECLARAÇÃO FINAL


Entre os dias 09 e 11 de dezembro foi realizado no Céu do Planalto, em Brasília, o I Encontro de Documentação, Comunicação e Acervos Culturais do Santo Daime - ICEFLU. O encontro teve o objetivo de debater e reunir informações sobre as demandas que se apresentam para a coleta, organização, preservação e difusão da cultura daimista, e construir propostas e soluções para o futuro.

Com a presença da assessoria de Comunicação da ICEFLU e o editor do site, Alex Polari, os jovens da comunidade Céu do Planalto desenvolveram uma agenda de apresentações e reuniões para inspirar a reflexão coletiva nos temas do evento, conforme programação abaixo:

09/12 - Sexta à noite: Apresentação da proposta do encontro, indicando as vantagens de termos uma visão integrada para iniciativas de documentação, comunicação e acervos culturais das comunidades daimistas. Debate. Apresentação de vídeos.

10/12 - Sábado pela manhã: Documentação institucional - apresentação de diretrizes para a identificação e reunião dos acervos da ICEFLU e de centros coligados, propondo plano de classificação de documentos, além de melhores práticas para organização, preservação, descarte e transparência.
Tarde: Acervos Digitais - Apresentação da plataforma Tainacan, e da possibilidade de ativação de iniciativas colaborativas em rede para organizar e integrar coleções de objetos digitais / bens culturais (texto, imagem, audio, video) da Cultura Daimista.
Noite: Bate papo sobre gravação/edição de áudio em rituais do Santo Daime : métodos, equipamentos, e dicas para projetos de registro, edição e produção de hinários.

11/12 - Domingo - Tarde: Website institucional - apresentação das novas funcionalidades do projeto do site e Centro de Memória, incluindo o acervo de hinos , de imagens e a linha do tempo, e na sequência, rodada de conversa sobre possibilidades de colaboração e iniciativas integradas. Proposta de criação de rede de comunicação para ativar o fluxo de conteúdos no SantoDaime.org.
Noite: Oração. Apresentação de videos.

Vale destacar que os temas propostos para o Encontro evocam explicitamente elementos estruturantes da identidade e da cultura daimista. Neste sentido, a apresentação de filmes e fotos que representam nosso patrimônio cultural teve o objetivo de ativar o potencial integrador de nossa memória comum. Ficou evidente a importância de darmos maior apoio e visibilidade às manifestações culturais desenvolvidas em nossos centros, na floresta e nas cidades, com especial atenção ao potencial criativo que os jovens das comunidades podem aportar ao processo.

Como propostas aprovadas no encontro, se encontram algumas iniciativas que têm o potencial de ativar maior colaboração e participação em nossas redes:

Website SantoDaime.org:

  • Criação de Grupo de Editoria em Rede;
  • Novo layout mais dinâmico para os destaques na Home Page;
  • Maior integração do site com as redes sociais;
  • Maior integração e destaque no fluxo de informações; relativas à obra da Igreja matriz no Céu do Mapiá;


Iniciativas para Documentação e Acervos Culturais:

  • Digitalização dos Anexos do Dossiê, com proposta de classificação documental implementada no Tainacan
  • Importação do acervos de imagens (600) do www.santodaime.org para o Tainacan
  • Preparação de um grupo de trabalho com a finalidade de ir ao Mapiá fazer um diagnóstico da situação documental, e oficinas para a manutenção e documentação dos mesmos.
  • Contatar as igrejas filiadas para alistar pessoas responsáveis pela comunicação que queiram cooperar com a tarefa inicial de localizar e mapear os acervos existentes;


Inspirado pelos debates e reflexões, ao término do encontro, Alex Polari considerou importante que iniciemos desde já uma rede de conversas em torno da realização, em 2017, de um evento mais amplo para debater a cultura e a memória daimista . Lembrando do efeitos irradiadores que os seminários festivos do EnCura desempenharam nos anos 90, vislumbramos a possibilidade de que agora tenhamos a urgência em colocar foco neste aspecto mais amplo das nossas comunidades, fundamental para estruturar nossa identidade enquanto tradição espiritual: a nossa cultura, história e memória. Pois ela pode se constituir também num fator de cura e de coesão institucional. Neste sentido, estamos projetando realizar para o ano que vem o Iº EnCultura Daimista na Comunidade Céu da Montanha em Visconde de Mauá.

Céu do Planalto, 12 de dezembro de 2016

 

ESCOLA CRUZEIRO DO CÉU REALIZA FEITIO COM ALUNOS

0
0
0
s2sdefault


A Escola Cruzeiro do Céu aproveitou as comemorações da entrada da primavera, dia da árvore e do meio ambiente e a presença do Padrinho Alfredo no Mapiá para realizar mais um feitio de Santo Daime com seus alunos, equipe de professores e funcionários, pais, responsáveis e amigos da Escola.

Ao todo foram 5 dias de feitio, que começou na 5ª feira com a colheita de rainha na Fazenda São Sebastião e de jagube na Vila. Na 6ª. as folhas foram limpas e os cipós raspados. Já no sábado de manhã iniciou-se a primeira bateção e logo após foram montadas as primeiras panelas que seguiram para o cozimento, tudo com a participação e acompanhamento atento dos jovens. Na madrugada de domingo foi feita outra bateção que seguiu adiante durante a tarde com a participação dos menores.

Ainda no domingo foi realizada uma oração na boca da fornalha e cantado o hinário da Madrinha Rita. O evento continuou no mutirão da segunda-feira, com o término da apuração das últimas panelas e a lavação geral da casinha. Ao todo foram produzidos 200 litros do Sacramento que serão utilizados nos trabalhos espirituais das crianças e jovens e da Escola, na Santa Casa e na Igreja.

A Escola agradece a todos os participantes e colabores de mais este feitio, ressalta a importância de sua realização para a aquisição de noções de união, trabalho cooperativo, disciplina, amor e aperfeiçoamento de nossas atitudes e agradece também em especial ao Padrinho Alfredo, às madrinhas Rita e Júlia e ao feitor João Corrente pelo apoio e ensinamentos. Viva o nosso feitio! Viva as crianças! 


Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do Idaris.
Fotos: Professores.


  

Busca da Folha

Limpeza da Folha

Lenha

Fornalha


Raspação

Bateção

Montando Panela

Panela no Fogo

Cozinhando

Apurando

O Daime é o Daime

Tabela

Hinário

 

Padrinho Sebastião

Professores





 

ICEFLU LANÇA CAMPANHA DE FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

0
0
0
s2sdefault


A Igreja do Culto Eclético de Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo - ICEFLU está lançando uma grande Campanha de Fortalecimento Institucional. Chamada inicialmente Cefluris – Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra, a instituição foi criada, em outubro de 1974, por iniciativa do Padrinho Sebastião, ainda na Colônia Cinco Mil, com a intenção de regularizar sua egrégora nascente.

Desde então o Cefluris foi o fundamento institucional para as realizações religiosas, comunitárias e organizacionais do Padrinho Sebastião e seu grupo. Através dele foram construídas igrejas e comunidades, realizados muitos apoios socioambientais e parcerias com órgãos governamentais e não governamentais. Em 1998 como fruto de uma reorganização institucional nasceu a ICEFLU, incumbida de zelar pela nossa religião xamânica, esotérica e cristã; produzir nosso sacramento; administrar nossos jardins de cultivo das plantas sagradas e realizar os trabalhos espirituais previstos em nosso calendário oficial, ficando o setor de organização e apoio socioambiental junto às diversas comunidades no Brasil e no mundo sob a responsabilidade do então IDACEFLURIS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Cefluris, hoje IDARIS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra.

A Campanha visa esclarecer a irmandade frequentadora dos trabalhos espirituais na linha do Padrinho Sebastião sobre os benefícios e vantagens da filiação institucional e a consequente contribuição mensal. Para tanto será feito um grande lançamento na Igreja Céu de Maria em São Paulo, no dia 12 de outubro e posteriormente o representante da Secretaria Nacional da ICEFLU Mauro Farias fará um périplo pelas igrejas filiadas apresentando a Campanha, que consiste em um folder, banner, cadastro para filiação, sistema de contribuição com débito bancário direto e uma prestação de contas pormenorizada.

Todo esse esforço surge num momento em que a ICEFLU cresce e se torna uma das maiores organizações daimistas do planeta, com grande responsabilidade junto à legalização nacional e internacional do Sacramento, sua produção, envasamento, transporte, distribuição e consumo ritualístico. Uma responsabilidade já prevista há mais de 40 anos pelo visionário Padrinho Sebastião e levada a cabo pela sua esposa Madrinha Rita e seus filhos Padrinhos Alfredo e Valdete. O foco principal é consolidar um formato de regularização da participação da irmandade no custeio de todo esse processo através do associativismo, um formato idealizado pelo então Cefluris que permite eliminar o sistema de comercialização do Sacramento.

Se você faz parte de tudo isso filie-se e seja sócio do sonho do Padrinho Sebastião. Veja como nos sites santodaime.org e iceflu.org.br ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

VIVA O SANTO DAIME! VIVA O MESTRE IRINEU! VIVA O PADRINHO SEBASTIÃO!
VIVA A ICEFLU! VIVA TODA A IRMANDADE!

Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS.
 
 

Mapiá elege pela primeira vez um morador como vereador em Pauiní

0
0
0
s2sdefault


A Vila Céu do Mapiá conseguiu eleger, pela primeira vez, um morador como seu representante na Câmara de Vereadores de Pauini, município ao qual pertence. Antonio José Reinado da Silva, o Thiú do Mapiá, foi eleito com 118 votos pelo PCdoB, na coligação da candidata a prefeita, também eleita, Eliana Amorim.

A Comunidade já teve candidatos a vereador em outras eleições, mas nunca conseguiu elegê-los. A representação da Vila vinha sendo feita até então pelo vereador petista Jeová Brígido que desta vez não se candidatou por problemas de saúde.

Thiú, que também é vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá, já havia se candidato sem sucesso anteriormente. Em sua plataforma de trabalho estão propostas como o apoio aos jovens mapienses, a interlocução junto à prefeitura para atendimento às reivindicações da Comunidade e o apoio aos cidadãos no acesso a seus direitos na cidade de Pauini, que fica há pelo menos um dia de viagem por via fluvial.

Na pauta de cobranças estão a contratação de um médico e um dentista, a reativação do Posto de Saúde local, a reativação do combate à malária, construção de um prédio para o Jardim de Infância, segurança, apoio à infraestrutura (pontes e caminhos) e conservação da Vila (retirada e destinação do lixo etc).



Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS.
 

CANDIDATO A PREFEITO DE PAUINI VISITA MAPIÁ

0
0
0
s2sdefault
O candidato a prefeito de Pauini Renato Afonso visitou, neste dia 19 de setembro, a Vila Céu do Mapiá. Estava acompanhado de Florestan, carioca, antigo frequentador da Doutrina, ex-morador da Comunidade e de outros assessores. Renato concorre pela quarta vez, foi apoiado pelo Mapiá em duas oportunidades onde ganhou com larga vantagem mas perdeu no cômputo geral.

Na Vila Renato Afonso visitou a Escola Cruzeiro do Céu, onde participou da abertura da semana, esteve com o padrinho Alfredo, que abençoou sua candidatura e lhe desejou boa sorte, visitou moradores e almoçou com os trabalhadores do mutirão.

A Comunidade apresentou ao candidato suas reivindicações: a contratação da odontóloga Yara Peres, a contratação de um médico, a reativação do Posto de Saúde, a reativação do sistema de controle de malária, a construção de uma sede para o Jardim de Infância, o deslocamento do irmão Luciano - policial civil concursado que atua em Manaus, a coleta e destinação do lixo, obras de infraestrutura, auxílio na possível construção de uma pista de pouso e outros.

O candidato se comprometeu a acolher as demandas mapienses, ofereceu também a instalação imediata de um sistema de internet na Vila, a instalação de um polo da Universidade Estadual do Amazonas – UEA na sede do município e uma relação mais próxima com a administração mapiense. No entanto Renato também expôs a caótica situação administrativa de Pauini, que se encontra com a atual prefeita e vários secretários condenados por improbidade e muitas dívidas acumuladas.

Um morador da Vila, Antonio José, o Tiú, se lançou candidato a vereador por outra coligação que tem como aspirante a prefeito a senhora Eliana, esposa do ex-prefeito Amorim, impossibilitado de se candidatar devido à Lei da Ficha Limpa, exatamente como aconteceu com o marido da atual prefeita.


Texto e fotos: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do Idaris. 
 

Arquivos do Blog