Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Blog de Eventos e Notícias - Céu do Mapiá

ESCOLA CRUZEIRO DO CÉU REALIZA FEITIO COM ALUNOS


A Escola Cruzeiro do Céu aproveitou as comemorações da entrada da primavera, dia da árvore e do meio ambiente e a presença do Padrinho Alfredo no Mapiá para realizar mais um feitio de Santo Daime com seus alunos, equipe de professores e funcionários, pais, responsáveis e amigos da Escola.

Ao todo foram 5 dias de feitio, que começou na 5ª feira com a colheita de rainha na Fazenda São Sebastião e de jagube na Vila. Na 6ª. as folhas foram limpas e os cipós raspados. Já no sábado de manhã iniciou-se a primeira bateção com os mais pequeninos e logo após foram montadas as primeiras panelas que seguiram para o cozimento, tudo com a participação e acompanhamento atento das crianças e jovens. Na madrugada de domingo foi feita outra bateção que seguiu adiante durante a tarde com a participação dos menores.

Ainda no domingo foi realizada uma oração na boca da fornalha e cantado o hinário da Madrinha Rita. O evento continuou no mutirão da segunda-feira, com o término da apuração das últimas panelas e a lavação geral da casinha. Ao todo foram produzidos 200 litros do Sacramento que serão utilizados nos trabalhos espirituais das crianças e jovens e da Escola, na Santa Casa e na Igreja.

A Escola agradece a todos os participantes e colabores de mais este feitio, ressalta a importância de sua realização para a aquisição de noções de união, trabalho cooperativo, disciplina, amor e aperfeiçoamento de nossas atitudes e agradece também em especial ao Padrinho Alfredo, às madrinhas Rita e Júlia e ao feitor João Corrente pelo apoio e ensinamentos. Viva o nosso feitio! Viva as crianças! 


Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do Idaris.
Fotos: Professores.


  

Busca da Folha

Limpeza da Folha

Lenha

Fornalha


Raspação

Bateção

Montando Panela

Panela no Fogo

Cozinhando

Apurando

O Daime é o Daime

Tabela

Hinário

Lavação

Padrinho Sebastião

Professores





 

ICEFLU LANÇA CAMPANHA DE FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL


A Igreja do Culto Eclético de Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo - ICEFLU está lançando uma grande Campanha de Fortalecimento Institucional. Chamada inicialmente Cefluris – Centro Eclético de Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra, a instituição foi criada, em outubro de 1974, por iniciativa do Padrinho Sebastião, ainda na Colônia Cinco Mil, com a intenção de regularizar sua egrégora nascente.

Desde então o Cefluris foi o fundamento institucional para as realizações religiosas, comunitárias e organizacionais do Padrinho Sebastião e seu grupo. Através dele foram construídas igrejas e comunidades, realizados muitos apoios socioambientais e parcerias com órgãos governamentais e não governamentais. Em 1998 como fruto de uma reorganização institucional nasceu a ICEFLU, incumbida de zelar pela nossa religião xamânica, esotérica e cristã; produzir nosso sacramento; administrar nossos jardins de cultivo das plantas sagradas e realizar os trabalhos espirituais previstos em nosso calendário oficial, ficando o setor de organização e apoio socioambiental junto às diversas comunidades no Brasil e no mundo sob a responsabilidade do então IDACEFLURIS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Cefluris, hoje IDARIS – Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra.

A Campanha visa esclarecer a irmandade frequentadora dos trabalhos espirituais na linha do Padrinho Sebastião sobre os benefícios e vantagens da filiação institucional e a consequente contribuição mensal. Para tanto será feito um grande lançamento na Igreja Céu de Maria em São Paulo, no dia 12 de outubro e posteriormente o representante da Secretaria Nacional da ICEFLU Mauro Farias fará um périplo pelas igrejas filiadas apresentando a Campanha, que consiste em um folder, banner, cadastro para filiação, sistema de contribuição com débito bancário direto e uma prestação de contas pormenorizada.

Todo esse esforço surge num momento em que a ICEFLU cresce e se torna uma das maiores organizações daimistas do planeta, com grande responsabilidade junto à legalização nacional e internacional do Sacramento, sua produção, envasamento, transporte, distribuição e consumo ritualístico. Uma responsabilidade já prevista há mais de 40 anos pelo visionário Padrinho Sebastião e levada a cabo pela sua esposa Madrinha Rita e seus filhos Padrinhos Alfredo e Valdete. O foco principal é consolidar um formato de regularização da participação da irmandade no custeio de todo esse processo através do associativismo, um formato idealizado pelo então Cefluris que permite eliminar o sistema de comercialização do Sacramento.

Se você faz parte de tudo isso filie-se e seja sócio do sonho do Padrinho Sebastião. Veja como nos sites santodaime.org e iceflu.org.br ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

VIVA O SANTO DAIME! VIVA O MESTRE IRINEU! VIVA O PADRINHO SEBASTIÃO!
VIVA A ICEFLU! VIVA TODA A IRMANDADE!

Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS.
 
 

Mapiá elege pela primeira vez um morador como vereador em Pauiní


A Vila Céu do Mapiá conseguiu eleger, pela primeira vez, um morador como seu representante na Câmara de Vereadores de Pauini, município ao qual pertence. Antonio José Reinado da Silva, o Thiú do Mapiá, foi eleito com 118 votos pelo PCdoB, na coligação da candidata a prefeita, também eleita, Eliana Amorim.

A Comunidade já teve candidatos a vereador em outras eleições, mas nunca conseguiu elegê-los. A representação da Vila vinha sendo feita até então pelo vereador petista Jeová Brígido que desta vez não se candidatou por problemas de saúde.

Thiú, que também é vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá, já havia se candidato sem sucesso anteriormente. Em sua plataforma de trabalho estão propostas como o apoio aos jovens mapienses, a interlocução junto à prefeitura para atendimento às reivindicações da Comunidade e o apoio aos cidadãos no acesso a seus direitos na cidade de Pauini, que fica há pelo menos um dia de viagem por via fluvial.

Na pauta de cobranças estão a contratação de um médico e um dentista, a reativação do Posto de Saúde local, a reativação do combate à malária, construção de um prédio para o Jardim de Infância, segurança, apoio à infraestrutura (pontes e caminhos) e conservação da Vila (retirada e destinação do lixo etc).



Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS.
 

CANDIDATO A PREFEITO DE PAUINI VISITA MAPIÁ

O candidato a prefeito de Pauini Renato Afonso visitou, neste dia 19 de setembro, a Vila Céu do Mapiá. Estava acompanhado de Florestan, carioca, antigo frequentador da Doutrina, ex-morador da Comunidade e de outros assessores. Renato concorre pela quarta vez, foi apoiado pelo Mapiá em duas oportunidades onde ganhou com larga vantagem mas perdeu no cômputo geral.

Na Vila Renato Afonso visitou a Escola Cruzeiro do Céu, onde participou da abertura da semana, esteve com o padrinho Alfredo, que abençoou sua candidatura e lhe desejou boa sorte, visitou moradores e almoçou com os trabalhadores do mutirão.

A Comunidade apresentou ao candidato suas reivindicações: a contratação da odontóloga Yara Peres, a contratação de um médico, a reativação do Posto de Saúde, a reativação do sistema de controle de malária, a construção de uma sede para o Jardim de Infância, o deslocamento do irmão Luciano - policial civil concursado que atua em Manaus, a coleta e destinação do lixo, obras de infraestrutura, auxílio na possível construção de uma pista de pouso e outros.

O candidato se comprometeu a acolher as demandas mapienses, ofereceu também a instalação imediata de um sistema de internet na Vila, a instalação de um polo da Universidade Estadual do Amazonas – UEA na sede do município e uma relação mais próxima com a administração mapiense. No entanto Renato também expôs a caótica situação administrativa de Pauini, que se encontra com a atual prefeita e vários secretários condenados por improbidade e muitas dívidas acumuladas.

Um morador da Vila, Antonio José, o Tiú, se lançou candidato a vereador por outra coligação que tem como aspirante a prefeito a senhora Eliana, esposa do ex-prefeito Amorim, impossibilitado de se candidatar devido à Lei da Ficha Limpa, exatamente como aconteceu com o marido da atual prefeita.


Texto e fotos: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do Idaris. 
 

PAD. NEL COMPLETA 88 ANOS COM A FAMÍLIA REUNIDA

Manoel Gregório da Silva foi o primeiro morador da Colônia Cinco Mil, onde recebeu a família do Pad. Sebastião, recém chegada do Juruá. Nascido em Açu, no Rio Grande do Norte, desde criança ajudava os pais na agricultura, na colheita da palha de babaçu para fazer cera e caçando passarinhos para ajudar na alimentação dos muitos irmãos. Jovenzinho foi trabalhar nas salinas em Mossoró e pouco depois viajou com os pais para a Amazônia, para ser soldado da borracha. Na épica viagem foram escoltados por submarinos e zepelins em plena 2ª. Guerra Mundial. Seu destino porém estava traçado, embora já encaminhado para determinado seringal, a morte prematura de um irmãozinho seu, João Batista, em Manaus, fez com que a mãe não quisesse mais esperar o navio que os levaria e optasse por outro seringal, Adélia, vizinho de onde morava Sebastião Mota de Melo.


Daí em diante a história já é conhecida, moraram neste seringal por 8 anos, onde Sebastião conheceu e se casou com Rita Gregório. Com a decadência do ciclo da borracha, Nel e a família seguiram para Rio Branco-AC, onde um irmão era sargento, ficando só Sebastião, Rita e os filhos pequenos. No Acre Nel conheceu Cristina Raulino, por quem logo se apaixonou. Trabalhando duro abrindo estradas na enxada e no machado, ainda encontrou tempo para construir sua casa que logo estando pronta recebeu os recém-casados. Tiveram 10 filhos: Silvia, Antonio Jorge, Odemir, Roberval, Rosa, Maria Amélia, Rosineide, Rutilene, Sebastião e Sérgio (que fez a passagem ainda criança).


Mestre na agricultura, no feitio de Santo Daime, de açúcar, de farinha, de carvão e com muitas outras habilidades, Padrinho Nel foi grande companheiro e amigo do seu cunhado Sebastião. Acompanhou-o na ida ao Rio do Ouro e na abertura do Céu do Mapiá. Entre muitos causos contados, tem uma frase lapidar: “nesta Vila, aonde minha vista alcança, minha enxada já passou”.

No dia 6 de setembro de 2016, Manoel Gregório comemorou seus 88 anos acompanhado dos filhos, a mana Júlia, netos (sua neta Robervana aniversariou no mesmo dia), bisnetos, sobrinhos, familiares, afilhados e muitos amigos. Neste dia foi cantado O Justiceiro na igreja, no dia 7 teve almoço, oração e o bolo. Nossos rogativos a Deus que lhe dê muitos anos de vida, com muita saúde, felicidade e prosperidade. Viva os aniversariantes!






 


Texto e fotos: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS.
 
 
 
 

Mensagem do Padrinho Alfredo

Aviso para toda a irmandade sobre a ida da Madrinha Rita ao Rio de Janeiro para continuação dos estudos sobre a coceira no seu corpo e ajustes dos medicamentos. Saiu hoje dia 29.08.2016 do heliporto do Céu do Mapiá. Foi uma linda despedida com muitas bênçãos e recomendações e foi também uma boa viagem, graças a Deus. Agradecimentos a Juramidam e a toda equipe que está organizando o melhor para a mãe Rita, Padrinho Alfredo, Beth Mendes, Marlene, Nonata, Eliana e todos os que que já estão e os que ainda vão se juntar para fazermos a campanha da Saúde da Madrinha Rita. Desejando muita firmeza para ela e para o Padrinho Nel, para uma boa recuperação.
 
Saúde para todos nós.
Alfredo Gregório de Melo
 

Arquivos do Blog