Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

ESCOLA CRUZEIRO DO CÉU VAI TER UM GINÁSIO ESPORTIVO

0
0
0
s2sdefault

A Escola Estadual Cruzeiro do Céu - EECC, localizada na Vila Céu do Mapiá, vai ganhar um ginásio esportivo. A construção, que já havia sido anunciada no ano passado e foi confirmada após a participação do gestor da instituição Guillermo Wierboldt  numa reunião de gestores do Amazonas com a Secretaria de Educação - Seduc, em Manaus. Na ocasião o gestor aproveitou também para reivindicar a contratação de uma secretária, aquisição de material esportivo, mobiliário, material de informática e melhorias no anexo da Escola, na Fazenda São Sebastião. Em seu périplo por diversos departamentos o gestor divulgou um powerpoint sobre a escola e seu Plano Político Pedagógico.

A EECC avançou bastante nos últimos anos na busca por melhores condições de ensino. Após conseguir que a maioria de seus professores fossem efetivados através de concurso e poder atender do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, passando pelo Ensino de Jovens e Adultos (da alfabetização à conclusão do Fundamental) e duas turmas de Avançar para alunos com defasagem ensino-aprendizagem, a Escola também regularizou a situação na Fazenda São Sebastião e normalizou o abastecimento de merenda e material escolar.


Escola Estadual Cruzeiro do Céu vista do alto (na seta)

Em sua busca por um aprimoramento pedagógico seus alunos, professores e funcionários estiveram bastante integrados com os diversos processos de capacitação realizados na Vila, como o Plano de Desenvolvimento Comunitário – PDC, as oficinas de sistema agroflorestal, manejo florestal, saúde ambiental, ecoturismo, artesanato, o Amagaia (curso de desenvolvimento sustentável ministrado pela Rede Global de Ecovilas), Comunicação Sustentável, Escola Sustentável e outras.

Além disso tem realizado parcerias com outras instituições e organizações internas e externas, como a ICEFLU, AMVCM, IDARIS, COOPERAR, SANTA CASA, CMF, CASA DE OFÍCIOS MD. TETÊ, JARDIM DA NATUREZA, MOVIMENTO DE SAÚDE AMBIENTAL, FUNDAÇÃO COLIBRI, IRMANDADE DO JAPÃO, ISAVIÇOSA, Universidade Federal de Viçosa, Ministério do Turismo e outras, na realização de oficinas e cursos de capacitação e aproveita a visita de irmãos e profissionais que visitam a Comunidade para promover palestras e aulas sobre os mais diversos temas.

Em sua frente pedagógica mais avançada a EECC tem mantido contato com o projeto Escola da Ponte, do professor José Pacheco, que esteve no Mapiá ministrando uma palestra no Amagaia e visitou a Escola. Após vários contatos e visitas ao Projeto, busca-se viabilizar um convênio com o Projeto, que possibilitaria a introdução de um revolucionário sistema educacional na Comunidade, que já vem sendo realizado com sucesso em vários estados e países.

A EECC aproveita também para parabenizar seus alunos e alunas, espalhados pelo país e pelo mundo, com formações nas melhores instituições em medicina, odontologia, engenharia florestal, biologia, geografia, pedagogia, educação física, fisioterapia, música, produção musical, línguas etc. e agradece seus muitos parceiros, amigos e colaboradores, na certeza de que com muito esforço todos estamos construindo uma geração mais capacitada e pronta para assumir os desafios doutrinários e comunitários apontados pelo padrinho Sebastião, pela madrinha Rita e todos os padrinhos e madrinhas e lideranças espirituais e comunitárias que nos têm apoiado e orientado.


Você pode receber esta e outras boas notícias se cadastrando em http://iceflu.org.br

Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS                                      
Fotos: Assessoria

PREFEITA DE PAUINI VISITA MAPIÁ

0
0
0
s2sdefault
A prefeita de Pauini Eliana Amorim realizou sua primeira visita ao Mapiá após sua eleição, nos dias 27 e 28 de abril. Ela veio acompanhada do vice-prefeito Edmilson, da secretária de saúde Simone Mourão, do responsável pelo controle de endemias, médica, técnico em hanseníase e equipes para exames laboratoriais rápidos (DST, pré-natal, preventivos etc.) e vacinação humana e animal.

Foram 2 dias de intensos atendimentos e reuniões. Na 6ª feira, 28, a prefeita e sua comitiva se reuniram com a Comunidade, lideranças, o secretário geral da AMVCM Wilson Manzoni e o vereador local Tiú. Eliana garantiu que suas promessas de campanha serão cumpridas, que se tornaram “compromissos de governo” e ressaltou seu agradecimento pela expressiva votação que obteve na Vila.

Prefeita, de chapéu, se reúne com a Comunidade.

Entre os compromissos assumidos estão:
 
Na educação: a contratação de uma monitora e uma merendeira para a Escola Infantil Caminho de Luz (já realizados), a sua reforma e posterior construção de um novo prédio, além do abastecimento de merenda e material escolar.

Na saúde: visita de um médico de 15 em 15 dias até a regularização de sua moradia na Vila, reforma ou construção do Centro de Saúde (conforme decisão da Comunidade). Contratação da equipe que integra o quadro do Centro de Saúde – enfermeira, técnica de enfermagem, agentes de saúde e administrador. Imediatamente serão contratados mais um agente de saúde e um agente de endemias (para realizar a borrifação e nebulização com veneno para o inseto da malária). Foi doada também uma máquina de nebulização que junto às máquinas de borrifação já conseguidas permitem que a Vila possa realizar o combate ao mosquito.

Na segurança: a contratação imediata de 2 guardas municipais escolhidos entre os moradores.

Na saúde ambiental: a contratação de 2 agentes ambientais (garis) também a ser escolhidos entre os moradores para realizar a coleta e destino do lixo público.

Infraestrutura: a construção de uma ponte sobre o igarapé Repartição, a doação de um caminhão para o transporte comunitário e de fiação para eletrificação a partir do grupo gerador comunitário.

A prefeita, no entanto, pediu a compreensão dos moradores porque diz que encontrou a administração municipal em estado de penúria, com dívidas milionárias, inadimplência junto aos governos estadual e federal, desarranjos na burocracia e muitas irregularidades. Mas prometeu empenho no cumprimento de seus compromissos.

Se você quiser receber estas e outras boas notícias em seu e-mail basta cadastrá-lo no http://iceflu.org.br


Doação da máquina de nebulização

Comitiva da prefeita (no centro, de chapéu e óculos escuros)


Atendimento de saúde na Santa Casa

Texto: Oswaldo Guimarães – secretário de comunicação do IDARIS.
Fotos: Kézia Marinho
 
 
 
 

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VISITA VILA CÉU DO MAPIÁ

0
0
0
s2sdefault
O secretário de educação de Pauini, Francisco Chagas visitou a Vila Céu do Mapiá no último dia 21 de abril. Foi a primeira visita do secretário da nova administração municipal. Acompanhado de assessores, ele veio após várias tratativas realizadas pela responsável pela Escola Municipal Infantil Caminho de Luz, professora concursada Sanni Irumé e lideranças comunitárias reivindicando um novo prédio para a Escola, a contratação de mais funcionários e abastecimento de merenda e material escolar.

O secretário se reuniu com pais, amigos, professores e funcionários da Escola, conhecida também como a creche do Mapiá para ouvir as reivindicações e propor soluções. Na ocasião foi entregue uma pequena quantidade de merenda e material escolar. Ficou acertado que haverá a contratação de uma monitora e uma assistente de serviços gerais e o prédio onde se situa a escolinha no momento, cedido pela Escola Estadual Cruzeiro do Céu, receberá uma pequena reforma para troca do telhado de palha por alumínio e reforço da estrutura de segurança.

A Comunidade também ficou de encontrar uma área que será doada em contrapartida à administração municipal para a construção de um novo prédio para abrigar a Escola Caminho de Luz que, segundo o secretário, deverá conter, além da sala de aula, cozinha, refeitório, secretaria, banheiros e móveis adaptados. Não foram dados prazos, mas a Secretaria de Educação se comprometeu a agilizar a contratação, reforma e envio de materiais e merenda enquanto a Comunidade providencia a localização e cessão do terreno.

Para receber em seu e-mail esta e outras boas notícias entre no http://www.iceflu.org.br e cadastre-se.

Secretário e assessores se reúnem com pais, amigos e funcionários
Secretário, ao centro com alunos e funcionários da creche
 

Texto: Oswaldo Guimarães, secretário de comunicação do Idaris.
Fotos: Assessoria.

 

MAIS UM GIRO NO CALENDÁRIO ICEFLURIANO

0
0
0
s2sdefault
Com o fim do Festival da virada de 2016 para 2017 vamos completando mais um giro no calendário de louvores e festas a Deus e aos seres divinos da ICEFLU. Na Vila Céu do Mapiá os festejos começaram já no 6 de dezembro com o aniversário do seu Roberto Bernardo do Nascimento, esposo da dona Albertina Corrente e carinhosamente conhecido como Roberto Corrente, que completou seus 70 anos nesta data, comemorada com o seu belo e breve hinário Sete Estrelas. 
 
Sempre lembrando da nossa querida Madrinha Rita, ausente fisicamente da Vila neste Festival, mas presente nos corações e mentes dos mapienses, registramos também a ceia de natal do Padrinho Nel, que por motivos de saúde não tem comparecido à Igreja mas que realiza vários trabalhos em sua varanda e a tudo acompanha com muita atenção e interesse. A festa continuou com os trabalhos oficiais e foi marcada por mais um aniversário, o da Madrinha Júlia, que completou seus 83 anos com muita saúde, felicidade e firmeza na Doutrina.
 
Após o alvorecer de 2017 presenciamos, no dia dos Santos Reis, o casamento dos jovens João Nogueira, neto da mais idosa moradora do Mapiá, a vozinha Maria Nogueira (atualmente em recuperação da saúde em Rio Branco) com a Maria Luar Corrente. Na mesma noite ainda tivemos a entrega dos trabalhos, com a costumeira salva de palmas à entrega pública dos trabalhos feita pela Madrinha Júlia (170 trabalhos no ano, mais de 2 mil desde que começou a contar) e o primeiro auto dos Santos Reis, encenação da chegada dos três reis do Oriente para visitar o menino Jesus. 
 
Continuamos com o aniversário de 67 anos do Mestre Padrinho Alfredo, comemorado com a cantoria do hinário O Justiceiro, com direito a muitos bolos e um grande almoço comunitário no dia seguinte. E fomos em frente com os aniversário da Madrinha Cristina e Madrinha Rosa (hinários Daime Sorrindo e Quadro Azul), concentração e São Sebastião, que se encerrou com a missa pela passagem do Padrinho Sebastião. O giro ainda teve reuniões, atividades comunitárias, assembleias e muitos outros trabalhos, mas isso vamos relatando mais adiante. 
 
Um feliz 2017 a toda irmandade, com muita saúde, paz, prosperidade e amor a todos!


O jovem Roberto Corrente

Ceia de natal do Padrinho Nel, família e amigos

83 anos da Madrinha Júlia

Alvorecer de 2017

Casamento de João e Maria Luar

Auto dos Santos Reis

67 anos do Padrinho Alfredo


Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS
Fotos: Oswaldo e Kézia.
 

COMITIVA DE ESCRITORES VISITA CÉU DO MÁPIA

0
0
0
s2sdefault
Uma comitiva de escritores, a maioria radicada em Salvador-BA, visitou a Vila Céu do Mapiá neste mais recente Festival. O grupo foi formado por Edward MacRae, Paulo Moreira, Bruno Ramos, Wagner Coutinho e Ulisses Oliveira. Além de participar dos trabalhos espirituais, realizou reuniões com a direção da ICEFLU e setores da Comunidade, como a Santa Casa Padrinho Manoel Corrente e Escola Cruzeiro do Céu.
 
O antropólogo e professor da Universidade Federal da Bahia - UFBA Edward MacRae  já é um veterano da Doutrina. Fundador da Igreja Brilho das Águas, filial da ICEFLU na grande Salvador, foi membro do CONAD – Conselho Nacional Antidrogas, órgão do governo federal responsável pela legalização do uso ritual da Ayahuasca e escreveu o livro Guiado pela Lua, editado pela Brasiliense, nos anos 1980, que no momento está sendo revisto e ampliado para um futuro relançamento. 
Como orientador do também antropólogo e professor das universidades Castro Alves e Regional da Bahia Paulo Moreira em sua tese de doutorado, escreveram juntos a mais completa e documentada biografia do Mestre Irineu, Eu Venho de Longe – Mestre Irineu e seus Companheiros, publicada em 2011 pelas editoras da UFBA, UFMA e pela Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos – Abesup. 
 
Edward também organizou, em parceria com o antropólogo Wagner Coutinho Alves, professor de pós-graduação do Centro de Estudos e Terapias de Drogas – Cetap e vice-presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas da Bahia, o livro Fumo de Angola, publicado também pela Edufba. Trata-se de uma coletânea de artigos sobre canabis, espiritualidade, racismo e resistência cultural fartamente ilustrada com fotos inéditas da utilização da canabis pelos negros, sua perseguição, uso ritual etc. 
 
Já o psicólogo Bruno Ramos Gomes, morador da cidade de São Paulo, que aproveitou a visita para realizar seu fardamento, escreveu o livro O Uso Ritual da Ayuhasca na Atenção à População em Situação de Rua. Publicado pela Edufba, a obra é resultado da dissertação de mestrado em saúde pública do autor e analisa a utilização do chá na cura e recuperação social da população de rua na cidade de São Paulo. 
 
As publicações podem ser encontradas nas livrarias Cultura e Cia do Livro, nas editoras e também pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Texto e fotos: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS. 
 
 
 

PROJETO LARANJEIRA CONSTRÓI PARQUE INFANTIL NO MAPIÁ

0
0
0
s2sdefault
O Projeto Laranjeira, idealizado pelos moradores da Vila Céu do Mapiá Josie Arraes e Demontiêr Souza construiu um parque infantil – Parque das Laranjeiras, atrás do novo templo que está sendo edificado na Comunidade. 
 
A primeira ação do Projeto foi a gravação de um CD com as crianças da Vila com os hinos que são cantados no Auto de Natal, tradicional encenação teatral que acontece no período natalino na Igreja. Com a venda do disco, que contém 11 hinos, iniciou-se a arrecadação para a construção, que contou ainda com a colaboração da irmandade dos Estados Unidos, Fundação Colibri, da Holanda, da Escola Estadual Cruzeiro do Céu e trabalhos voluntários em mutirão dos moradores.
 
A obra aproveitou uma base em cimento que já havia sido feita em outra iniciativa popular. De início foi montada uma cerca colorida de madeira, ajustada a área do terreno e finalmente instalados os brinquedos. O Projeto segue ainda captando recursos para instalar cobertura nos brinquedos visando protegê-los das ações do tempo e proteger as crianças do sol intenso equatorial da região. Quem quiser adquirir o CD ou contribuir com as obras de continuação do Parque das Laranjeiras pode entrar com contato através do Projeto Laranjeiras no facebook. 
Texto: Oswaldo Guimarães - Secretário de Comunicação do IDARIS
Fotos: Josie Arraes

Arquivos do Blog