Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Igreja do Culto Eclético - ICEFLU

Visite o site administrativo do ICEFLU no http://www.iceflu.org.br

O CEFLURIS hoje representa uma rede de organizações a quem está associado, de uma maneira direta ou indireta, as 4 instituições que fazem parte da organização daimista fundada por Sebastião Mota de Melo. Esta necessidade de integrar diversas instituições deve-se ao fato de que a nossa linha não se limita apenas ao seu funcionamento enquanto igreja, tendo desde sua origem assumido uma proposta de vida comunitária, de ligação com a floresta amazônica e todos os desafios econômicos, sociais e ambientais dela decorrente.

Ao mesmo tempo, cada uma destas entidades, apesar do espírito de cooperação que as caracteriza, circunscreve suas atividades à sua esfera de ação e seus objetivos estatutários.

Nossa tradição deriva do tronco do Mestre Raimundo Irineu Serra, que é considerado o fundamento doutrinário da igreja. Depois da passagem do Mestre, seguimos a vertente desenvolvida pelo Padrinho Sebastião Mota de Melo, um dos seus discípulos e continuadores. 

Mapia-igreja-05c1-MaA ICEFLU incorpora em seus estatutos os princípios que levaram a legitimidade do uso religioso do Santo Daime, principalmente aqueles que se referem ao seu caráter de bebida sacramental, sendo terminante vedado a sua comercialização, conforme estatuto, capítulo II, artigo 6º, que reza:” O Sacramento Santo Daime não pode ser vendido e nem tampouco a Ele se atribuirá qualquer valor econômico, tendo a Ele acesso todos os necessitados, desde que cumpridas as normas de recepção, conforme diretriz.

A sede matriz, que é objeto de visitação durante todo o ano e principalmente nos dois festivais de junho e dezembro, conta com um calendário próprio, bastante intenso, para fazer face a demanda  dos diversos grupos que nos procuram. As demais igrejas, por estarem situadas nos grandes centros urbanos, realizam um calendário mais resumido.

A igreja tem trabalhado e sido uma protagonista ativa nos últimos 30 anos pela legalização do nosso sacramento, tanto no Brasil quanto no exterior. A vinculação das diversas filiais e núcleos à sede matriz se dá através de Conselhos Regionais de Igreja. Estes, por sua vez indicam representantes para o Conselho Geral, assembleia que se reúne ordinariamente uma vez por ano.

Temos incentivado a formação de um Conselho Local de Igreja para gerir os grupos, principalmente aqueles recém formados e que não contam com lideranças experientes, capacitadas e reconhecidas.

A Igreja tem dois órgãos diretivos: um Conselho Superior Doutrinário com 3 membros vitalícios , 12 membros eleitos e 3 suplentes por um mandato de 5 anos; uma Diretoria executiva formada por 3 membros eleitos para um mandato de 5 anos. 

A partir de 1990, com a passagem para o plano espiritual do nosso fundador e patrono Padrinho Sebastião Mota de Melo, a direção espiritual e a liderança da Igreja passou `as mãos do Padrinho Alfredo Gregório de Melo, seu filho. Ela já desempenhava de fato estas funções, que lhe tinham sido transmitidas ainda em vida pelo pai, Sebastião Mota.

Padrinho Alfredo, juntamente com seu irmão Waldete Mota de Melo e sua mãe, viúva do padrinho Sebastião, Madrinha Rita Gregório, são os três membros vitalícios do Conselho Superior Doutrinário que dirige a Igreja. Coube também  ao Padrinho Alfredo, no ano de 1991, a abertura da expansão internacional, com a primeira viagem a Europa.

A Igreja do Culto Eclético, além do seu quadro de fardados, congrega também freqüentadores, filiados ou não ao Instituto. A irmandade do Santo Daime soma hoje aproximadamente 6 mil pessoas no Brasil e no exterior. Conta hoje com aproximadamente 50 filiais no Brasil e cerca de 60 no exterior, dentro das seguintes categorias: igrejas de patente especial; igrejas; núcleos de instrução e núcleos familiares. Além disso, mantemos relações de intercâmbio e parceria com diversas outras igrejas que seguem com a linha do padrinho Sebastião. 

Cabe a Igreja do Culto Eclético todos os assuntos pertinentes a esfera espiritual entre os quais: normas de Ritual, uso do Santo Daime e estudo do canto e da música; formação dos quadros de dirigentes; plantio, produção e distribuição do Santo Daime para os grupos filiados; acompanhamento do trabalho dos grupos filiados a partir de visitas e programas de trabalho realizados por membros do Conselho Doutrinário e respectivas comitivas de instrução.

A ICEFLU se define como uma tradição espiritual que mantém como seu corpo doutrinário básico a herança legada pelo Mestre Irineu através do Hinário do Cruzeiro e de seus companheiros mais próximos: Guilherme Germano, João Pereira, Antônio Gomes e Maria Marques.

Nesta medida, a ICEFLU mantém basicamente a ritualística, o fardamento e as insígnias dos primórdios da Doutrina. Contudo, na medida que ela reconhece o Padrinho Sebastião como o seu seguimento, incorporou ao seu corpo doutrinário, os seus Hinários O Justiceiro e Nova Jerusalém, o Cruzeirinho do Padrinho Alfredo e O Convite  da Madrinha Rita, assim como  também aqueles dos seus seguidores mais próximos.

Também incorporou novas diretrizes doutrinárias e ritualísticas  na parte  de cura e mediunidade. Dentro de uma perspectiva de estudo, e respeitando as recomendações do GMT/CONAD, a igreja tem pesquisado, dentro do contexto religioso e ritualístico,  abordagens terapêuticas e xamânicas.