Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Evolução da questão social comunitária

Desde sua origem e principalmente a partir da  fundação da Vila Céu do Mapiá, os seguidores do Padrinho Sebastião, na Amazônia, passam por um contínuo processo de crescimento em seu contingente populacional, assim como da multiplicação de seus núcleos comunitários e a  consequente expansão de sua área de influência, principalmente  nas bacias do médio Purus, no Amazonas, e posteriomente, do médio Juruá, entre o Amazonas e o Acre.

A administração desta expansão, que vem ocorrendo há pouco mais de uma geração, desenvolveu-se sob  uma estrutura gerencial (ainda hoje dominante) sustentada por doações e mensalidade de toda a  irmandade, voltada para o assistência social.

No decorrer dos anos, principalmente a partir da  transformação  do antigo CEFLURIS em Instituto, diferentes iniciativas vem sendo tomadas no sentido de se criar formas suplementares para a sustentação do sistema, bem como de se gerar  empreendimentos capazes de criar empregos  e de serem economicamente  sustentáveis.

O legado do padrinho Sebastião na Amazônia, hoje abrange cerca de mil e seiscentas  pessoas na região do Purus e 400 na região do Juruá, congregando ainda expressivo contingente populacional em situação de extrema pobreza, com significativa incidência de doenças como a hanseníase, a tuberculose, a leishmaniose, a malária, a febre amarela, a oncocercose, etc.

Nessa região os empreendimentos apresentam altíssimo custo operacional, prejudicando em muito a relação custo x benefício. A própria Vila Céu do Mapiá, hoje uma pequena cidade, foi  instalada  pelo INCRA em região de difícil e custoso acesso.

Hoje a ausência do Estado pesa cada vez mais nesta estrutura essencialmente voluntária. Administrar serviços sociais, eminentemente públicos (obrigações constitucionais do estado brasileiro), como educação, saúde e segurança pública, numa área tão extensa – maior até que alguns países – é uma tarefa inviável. As estruturas criadas, como hospitais, escolas, oficinas de trabalho, pequenas fábricas e estruturas de apoio silvo-agro-pastoril estão aquém do tamanho do nosso desafio, ameaçando um patrimônio acumulado com o trabalho de duas gerações. Os conflitos sociais resultantes desse processo tem gerado problemas comuns aos centros urbanos. Temos um Conselho Ético Disciplinar para atender estes problemas, baseado no modelo de  justiça comunitária.

Vale lembrar que apesar da dificuldade de atuar sob condições tão precárias, em áreas extremamente carentes, e por isso ameaçada em seu meio ambiente, fato comum na Amazônia. O índice de desmatamento na Flona Purus, onde está localizada a Vila Céu do Mapiá, é um dos menores do  país.