Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Padrinho Valdete

Valdete_2005

Valdete Mota de Melo nasceu em 1947, no Seringal Adélia, no vale do Rio Juruá (AM). Filho mais velho do Padrinho Sebastião e de Madrinha Rita, sempre foi um ativo colaborador do pai, dotado de grande energia e capacidade de trabalho. Juntamente com seu irmão Alfredo foi presença constante em todos os momentos mais significativos da história da comunidade.

Discípulo do Mestre irineu, passou a frequentar o Alto Santo ainda jovem, juntamente com seu pai e seu irmão, e é um profundo conhecedor da doutrina do Santo Daime.

Ocupa o posto de Vice-presidente do Conselho Superior Doutrinário, como membro vitalício, e o de Comandante e Inspetor do Ritual de todos os centros e igrejas. Escolhido pelo Padrinho Sebastião para ser o Comandante da Igreja, a ele cabe a direção dos rituais, a coordenação dos fiscais e o cumprimento das normas disciplinares.

Muito ligado à agricultura e aos trabalhos produtivos, Waldete realizou diversos projetos importantes nesta área, e hoje divide o seu tempo entre a Vila Céu do Mapiá e um projeto agro-pecuário no Rio Purus. Na sua função de Comandante realizou várias viagens de instrução as igrejas de todo o Brasil e do exterior.

Seu hinário denominado o “Livrinho do Apocalipse” tem uma história curiosa. Durante muitas décadas se resumiu a apenas um hino . Por volta de meados dos anos 90, ele reabriu o  seu hinário e em poucos anos recebeu mais de 40 hinos . Consegue  aliar nele  o alerta das revelações proféticas  com uma qualidade poética ao mesmo tempo simples e tocante, o que o fez  um dos hinários  preferidos da irmandade.

Como fiscal chefe e comandante do batalhão, sempre foi muito rigoroso nas questões do ritual , impondo a ordem e disciplina quando dirigia os trabalhos. Mas ao mesmo tempo é uma pessoa alegre, brincalhona e ateciosa com todos os que lhe procuram em busca de uma orientação e conselho.