97 anos da Madrinha Rita

No Mapiá, sede mundial da ICEFLU, o aniversário foi festejado na Igreja, com o hinário O Justiceiro bailado e transmitido, ao vivo, para todo o planeta, por meio da Rádio Jagube.
A festa tradicional que acontece todos os anos na varanda da casa da Madrinha reuniu seus filhos, netos e bisnetos, além de vários afilhados.
E ontem (26), a irmandade teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da bela história da Madrinha Rita através da memória e relatos da Vó Biná, durante a Live 'Costurando os Retalhos’. O episódio dedicado a celebrar a nossa preciosa aniversariante contou com a participação especial de Isabel Barsé e apresentou hinos cantados pelos filhos da Madrinha Rita, além da leitura de trechos do livro ‘Costurando Retalhos’, da Vó Biná.
Quem não assistiu, aproveite agora para ver a live nos canais da ICEFLU, Canal Jagube e Rádio Jagube no Youtube.
Que a vida da nossa estimada madrinha continue sendo muito festejada em nossos corações e pensamentos!
Viva a Madrinha Rita!
Viva a aniversariante!
Viva o Padrinho Sebastião
Viva o nosso Festival!
Viva o Santo Daime!






Costurando os Retalhos, por Vó Biná
Live em homenagem aos 97 anos da Madrinha Rita - Costurando os Retalhos, por Vó Biná
"Me Lembrando da Madrinha"

"Uma das coisas boas aqui no Mapiá é andar dentro da mata exercitando o silêncio que ela naturalmente nos
pede. Um dia desses me perdi. Andava e não encontrava o caminho. Começava a escurecer, fui ficando nervosa. Então, pensei nas palavras da Madrinha, que, quando eu me sentisse perdida na mata, que procurasse voltar ao lugar inicial, não avançasse. E me lembrando dela, me veio a calma para encontrar a direção certa."
Trecho do livro
"Costurando os Retalhos"
Vó Biná.
Neste domingo, dia 26 de junho de 2022, a partir das 17h (Brasília), vamos nos conectar diretamente com o Céu do Mapiá para homenagear nossa Madrinha Rita. Será a Live 'Costurando os Retalhos, por Vó Biná' com um episódio especial que comemora os 97 anos da nossa Soberana Rainha Mãe.
Participações especiais, histórias, clipes, leitura de capítulo do livro Costurando os Retalhos e aquela conexão com toda irmandade do Santo Daime no Brasil e no mundo.
A transmissão da Live será pelos canais da ICEFLU, Canal Jagube e Rádio Jagube no Facebook e Youtube.
10 anos - Passagem de Pedro Dário
10 anos da passagem de Pedro Nunes Costa – Pedro Dario

- Espera um pouco. Tenho que conversar com esses dois malucos que querem abrir uma igreja.
Foi assim nosso primeiro encontro. Os malucos éramos eu e meu irmão mais velho, o Neto.
Estávamos querendo firmar um ponto em Ribeirão Preto. Até então, frequentávamos o Flor das Águas, em São Paulo, e alguns trabalhos com o Glauco. A reunião foi tensa. Seu Pedro, bem sério, perguntou:
- Vocês fazem ou cantam os “mortos”?
No que respondemos:
- Sim, fazemos o Mestre Irineu e parte do Padrinho Sebastião. Seu Pedro se segurou para não rir.
- Não, “os mortos” a que me refiro são os hinários do Germano Guilherme, Antônio Gomes, João Pereira e Maria Damião, disse em seguida.
Daí, tivemos a certeza que não sabíamos de nada mesmo. Seu Pedro então nos adotou. Tanto que o nosso centro tem o nome dele: Centro da Fluente Luz Universal Pedro Nunes Costa.
Com ele, aprendemos a importância de plantar a Rainha e o Jagube.
Seu Pedro passou a fazer parte da nossa família. Atrás daquela aparência séria, tinha um humor fantástico!
Quando queria alguma erva no quintal da chácara, ele dizia:
- É melhor eu falar com a Jacy (minha esposa). Você não sabe a diferença de uma folha da Rainha da folha de Jagube... me zombando e dando risada.
Em outra ocasião, falando ao telefone com ele, contei todo feliz que havíamos plantado um pé de Jagube aqui na chácara. E ele:
- Um? Precisa plantar 1.000.
Aprendemos também o respeito que se deve ter pela Doutrina do Santo Daime, o respeito pelos nossos padrinhos e pelo nosso Mestre Irineu.
Seu Pedro era um plantador. De Rainha, de Jagube e da Doutrina. Por onde ele passava, nascia um ponto de luz. Sempre aconselhando a todos a se filiarem ao Mapiá, ou seja, ao Cefluris, na época. Era um caboclo professor dos mais humildes. Quando chamávamos ou dávamos um "viva ao Padrinho Pedro", ele ficava “P” da vida. Rs
Fizemos vários feitios de Daime orquestrados por ele. Ele fazia Daime de finíssima qualidade. Quando veio para Ribeirão fazer vários exames complicados, endoscopias, tomografia, entre outros, ele ficava receoso e eu brincava com ele:
- Quer que eu vá junto, Seu Pedro? Seguro a sua mão.
A gente ria de dar gargalhadas.
Grande amigo, pai, irmão.
Sinto muito a sua falta.
Espero que segure a minha mão quando for a minha hora.
Pelicano
********
Hoje, 21 de junho de 2022, completam 10 anos da passagem do Padrinho Pedro Dário para o plano espiritual. Ele deixou a esposa, Rosa Maria Raulino, os filhos, Vicente Prafivelo e João Pedro, e os netos, João Gabriel, Pedro Dário e Theo.

Comunicado ICEFLU - 06.2022
COMUNICADO ICEFLU

A ICEFLU também recomenda fortemente que as Igrejas associadas guiem suas atividades de festival a partir das virtudes da prudência e do cuidado, estando atentas aos conselhos dos especialistas em saúde e aos dados científicos sobre a evolução da pandemia e as particularidades dos contextos locais.
Nossa instituição aconselha ainda que, dentro do princípio da autorresponsabilidade das Igrejas, as mesmas sigam firmes protocolos de segurança que sejam capazes de garantir a integridade e a proteção da saúde de todas as pessoas.
15 de junho de 2022
Conselho Superior Doutrinário
Conselho Administrativo
Festejo de Santo Antônio
Festejo de Santo Antônio e o “Hinário Estrela Brilhante”

O motivo deste hinário ter sido estabelecido dentro do calendário oficial tem relação com a promessa feita pela Maria Brilhante para a cura do Padrinho Valdete, que foi acometido por uma grave doença. Com a cura recebida, seu hinário passou a ser cantado no festejo do Dia de Santo Antônio, a quem a promessa havia sido feita, de farda branca.
Nascida no município de Alenquer, no Pará, em 12 de setembro de 1935, Maria Brilhante casou-se com Eduardo Salles Freitas, o Padrinho Eduardo, e teve quatro filhos: Antônio Sebastião, Osmarina, Sebastiana (Nena) e Onélia. O casal também criou os irmãos Raimundo Coelho e Meireane Ramos.
A história da Madrinha Maria Brilhante no Daime começou nas sessões do Mestre Irineu, onde ela fardou-se com uma farda presenteada pelo próprio Mestre e chegou a trabalhar com fiscal dos trabalhos. Chegou na Colônia Cinco Mil com a família um pouco antes da partida do Padrinho Sebastião para o Rio do Ouro. Desde então, adotou a família do Padrinho como a sua própria família.
Viva a Santo Antônio!
Viva a Madrinha Maria Brilhante!
Viva o Padrinho Sebastião!
Viva o nosso Festival!
Louvo a Deus
(Of. Padrinho Valdete)
Eu louvo a Deus
Eu louvo a todos seres
Louvando a Santo Antônio
É o nosso companheiro
Louvando a Deus
Eu louvo a São João
Louvando a todos seres
Louvo a São Sebastião
Eu pedi
Eu recebi
Me examinei
E logo me corrigi
Louvando a Deus
Eu louvo a São João
Louvando a todos seres
Louvo a nossa confissão
(Hinário Estrela Brilhante - Mad. Maria Brilhante)
Assista ao vídeo: https://youtu.be/WLYZIy0wVz8
Transmissão ao vivo no Céu do Mapiá
Transmissão dos Trabalhos ao vivo no Céu do Mapiá – Rádio Jagube

Para quem um dia sonhou em poder acompanhar os trabalhos espirituais diretamente da Central da Doutrina, no Céu do Mapiá, esse tempo chegou!
É com muita alegria que a ICEFLU anuncia que a Rádio Jagube vai iniciar as transmissões dos hinários oficiais realizados na nossa Igreja Matriz, ao vivo, para todo o planeta. Por meio da rádio web, será possível encurtar distâncias entre a comunidade do Padrinho Sebastião e toda irmandade mundial, num belo estudo dentro da Floresta.
Essa iniciativa inédita começa agora no festival junino! Os festejos serão transmitidos na íntegra por meio do App e website da Rádio Jagube e também pelo App da ICEFLU.
A transmissão dos trabalhos já ocorria dentro do Mapiá, mas apenas via FM 100.3. Agora o mundo inteiro poderá estar sintonizado nessa grande corrente e se beneficiar dos ensinamentos contidos na nossa Doutrina.
Aproveitem este presente e fiquem conectados com a nossa Matriz e sede mundial da ICEFLU.
-------------------------------
Live tranmission of Spiritual Works from Céu do Mapiá
The time has come for those who dreamed of being able to follow the works directly from Céu do Mapiá!
It is with great joy that ICEFLU announces that the official hinários will be broadcasted live from Céu do Mapiá for the entire Planet. Through the web radio Jagube, it will be possible to shorten the distance between Padrinho Sebastião's community and the entire brother and sisterhood, in a beautiful study inside the Forest.
This initiative starts now at the June festival. The festivities will be fully broadcasted through the ICEFLU APP and Rádio Jagube APP and website.
The transmission of works already occurred within Mapiá, but only via radio (FM 100.3). Now, the whole world will be able to tune with this great corrente and benefit from the teachings contained in our Doctrine.
Enjoy this gift and connect to our Central community and ICEFLU Headquarters.