Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Saúde

A saúde sempre foi uma das prioridades desde os tempos do padrinho Sebastião. Inicialmente, na falta de profissionais da área de saúde, contávamos com voluntários e agentes de saúde. 
 
POSTO DE SAÚDE 
 
 Em 1991 foi criado um centro de atendimentos e primeiros socorros. Depois conseguimos a contratação de um médico pelo Estado, e em seguida foi inaugurado um Posto de saúde. A Vila conta também com um laboratorista contratado pelo município de Pauini para o controle da malária, uma das doenças endêmicas que mais assolam a região.
 
 
O Posto de saúde presta serviço ambulatorial e encaminha pacientes mais graves para o Hospital de Boca do Acre e Rio Branco.  Os altos custos para a remoção dos pacientes nestes casos ficam a cargo do serviço de assistência social da comunidade.
 
 
CENTRO DE MEDICINA DA FLORESTA – CMF
 
  
Desenvolve pesquisa na elaboração de remédios fito terápicos da floresta e florais da Amazônia, Desenvolve também  um programa educacional, formando diversos jovens em idade escolar nos saberes tradicionais. Em termos de saúde supre as unidades locais de atendimento ambulatorial com seus remédios e florais.
 
 
 SANTA CASA MANUEL CORRENTE 
  
 
Realiza trabalho caritativo e conta com uma estrutura de internamento, em apoio ao Posto de Saúde Municipal, no atendimento da população da Vila e do entorno da comunidade, que é constituída, na sua maior parte, de ribeirinhos carentes. Seu trabalho, une a parte convencional de um pequeno hospital com uma abordagem espírita. 
 
 
O CENTRO DE APOIO MATERNO INFANTIL - CAMI 
 
Vinculado à Santa Casa, tem por finalidade abrigar, agrupar e ampliar as atividades voltadas para a assistência de gestantes, mães e crianças em seu caráter educativo, terapêutico e de melhoria da qualidade de vida,. É um e espaço destinado a colher, assistir e promover atividades diversas para as famílias Mapienses. Promove também atividades para o tempo extraescolar através de oficinas e atendimento das crianças especiais. Buscamos a melhoria das condições de vida através de estudos em alimentação saudável, acompanhamento de saúde e higiene e convivência em ambientes educativos e lúdicos, com o estabelecimento de rotinas diárias.