Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Nossas Organizações Socioambientais

 
          
          
Para uma descrição completa das nossas principais organizações socioambientais que atuam na região Amazônica, refira-se à seção Nossas Instituições.  São elas: 
 
 
O Instituto está passando no momento por uma profunda reformatação desde da Assembleia de agosto de 2012 que promoveu nosso projeto de reengenharia institucional. A ICEFLU, nossa principal entidade religiosa absorveu os sócios do Instituto e também as receitas que antes eram repassadas para ela através do Instituto.

No momento estamos  neste estudo  e preparando uma campanha de recadastramento para  que o Instituto CEFLURIS  agora com o nome de IDARIS (Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra), desvinculado do seu antigo papel de instituição provedora da ICEFLU, se concentre nas suas atribuições originais de ser uma entidade (provavelmente uma OSSIP), capacitada a se tornar uma agência de planejamento estratégico e captação de projetos para nossas comunidades   na calha do Purus e do Juruá , na Floresta Nacional do Purus.

Não apenas se limitando à projetos dentro do bioma amazônico mas também criando escritórios de representação em todas as comunidades filiadas ao ICEFLU, incentivando-as a se instalarem respeitando as bases ecológicas dos biomas onde estão inseridas. Algumas delas, localizadas nas regiões sul, sudeste, e centro-oeste desenvolvem trabalhos socioambientais para os bioma Mata Atlântica e Cerrado e são exemplos de recomposição florestal de áreas degradadas, como  Visconde de Mauá (MG-RJ), Viçosa (MG), Camanducaia (MG), Itapecerica  da Serra (SP), Sete Barras (SP), Florianópolis (SC) e Brasília (DF).

Para este trabalho de reconstrução do novo IDARIS estamos contando com uma importante parceria com a Universidade de Viçosa e a rede mundial de ecovilas , o que gerou o projeto AMAGAIA ora em curso no Céu do Mapiá. A ideia é apoiar a formação e capacitação de novos quadros, principalmente entre os jovens para fortalecerem o novo quadro de sócios do IDARIS, empoderando assim a população local nesta nova fase do Instituto.