Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

A Igreja Matriz e o Projeto da Nova Igreja

A primeira igrejinha foi construída logo nos primeiros tempos da vila do Céu do Mapiá, em estilo caboclo, simples e típicamente amazônico. Por seu pequeno tamanho, a igrejinha logo precisou ser substituída.

Pad. Sebastião diante da antiga igreja
 

Em 1987, ficou pronta a primeira parte da obra da igreja principal, no lugar mais alto da vila, planejada e dirigida pelo Pad. Alfredo Gregório de Melo, utilizando a madeira da região.

A segunda igreja em construção (1986) e em 1988, ainda sem as paredes.

 

O salão central, em formato hexagonal tinha 13 metros de raio, e comportava uma média de 600 pessoas. Na época parecia maior que o necessário, mas a partir do ano 2000 com o aumento contínuo do fluxo de visitantes, a igreja lotou em várias ocasiões, tornando evidente a necessidade de se planejar a construção de um grande templo, maior e mais espaçoso, que possa abrigar a todos que virão para comungar o amor à Deus e à natureza.

projeto da nova igreja, também em forma de estrela de seis pontas, prevê uma área interna com vão livre de 40 m, com as fundações e pilares em concreto armado e o teto em estrutura de madeira.



Modelagem da nova Igreja Matriz

A solução para estrutura de madeira foi desenvolvida por Callia - estruturas de madeira, empresa de engenharia com cede em São Paulo, capital, especializada neste tipo de estrutura. A previsão é que toda a madeira possa ser retirada da própria Flona, dentro dos procedimentos clássicos de plano de manejo e de preferência usando a mão de obra local.  As obras já foram iniciadas com o trabalho da comunidade e a colaboração dos irmãos tanto do Brasil quanto do exterior.

Saiba mais: http://www.santodaime.org/site/noticias/blog-2/649-jornaldoceu-out-2019