Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

O Batismo

Santo Daime, o sal e a água são os veículos do ritual. O Batismo simboliza a passagem para uma nova vida. São João batizava nas águas do Rio Jordão aqueles ..que tinham se convertido.

Santo Daime, o sal e a água sobre a mesa em pequenas vasilhas, bem como o facho de algodão. A criança acompanhada dos padrinhos em torno da mesa. Os acompanhantes do ritual, de três a nove, com velas na mão, rezando em voz suave o Pai-Nosso e a Ave-Maria. O celebrante no centro da mesa.

Palavra de Abertura:

"O Batismo simboliza a passagem para uma nova vida. São João batizava nas águas do Rio Jordão aqueles ..que tinham se convertido. Nos tempos antigos, os adultos que aderiam à Doutrina Cristã eram batizados. Depois que o cristianismo se firmou, este costume se estendeu às crianças."

Leitura do texto bíblico - São Mateus - Cáp. 28 - Vers. 16: "E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhe tinha designado. E quando o viram, o adoraram, mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus falou-lhes dizendo: "é-me dado todo poder no Céu e na Terra. Portanto, ide e ensinai todas as nações batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Amém."

Explicações:

Os padrinhos foram escolhidos como protetores da criança, ajudando os pais a orientá-la nos caminhos da vida. Na falta dos pais devem os padrinhos amparar a criança. 

Na cerimônia, o Santo Daime significa a nova revelação de Jesus Cristo. É o chamado para a vida espiritual.

O sal que o batizando recebe nos lábios para sentir o gosto simboliza o contato material e externo que deve ser santificado pelo novo cristão. "Vós sois o sal da Terra, se o sal se tornar insípido, sem gosto, de nada servirá, se não para ser lançado fora e calcado pelos pés. Assim como a força do sal é tão útil e apreciada, assim é o chamado para o novo cristão se portar na vida terrena."

A água simboliza a purificação. A água que lava o corpo, agora em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo purifica o espírito.

Inicia-se o ritual propriamente dito. O celebrante batizará na seguinte ordem:

1º) Santo Daime (em algodão embebido) - Chama-se a criança pelo nome completo. Passa-se o algodão em seu lábios, dizendo: "Eu te batizo com o Santo Daime que é Luz para te guiar na vida espiritual em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

2º) Sal - Chama-se a criança pelo nome completo: "Eu te batizo com o sal para teres força de lutar contra as adversidades em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

3º) Água - Chama-se a criança pelo nome completo. "Assim como São João batizou Jesus no Rio Jordão, eu te batizo com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém".