Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Fiscalização

As normas de fiscalização são um conjunto de regras que devem ser zeladas para um bom andamento do trabalho. Todos os membros fardados devem, com a ajuda dos mais experientes, participarem dos diversos trabalhos de fiscalização.

Os principais setores são:

• COMANDANTE, DIRIGENTE OU PRESIDENTE DA MESA

Responsável geral pelo trabalho espiritual.

• COMANDANTE ALA MASCULINA e COMANDANTE DA ALA FEMININA.

Cuidam da ordem na fila, da harmonia da corrente, correção do bailado e também das velas, incenso e água.

• FISCAIS DE ATENDIMENTO (MASCULINO E FEMININO).

Encarregados de zelar pela passagem daqueles irmãos e irmãs que estão necessitando de auxílio para viver a sua experiência espiritual.

• FISCAL DE TERREIRO

Encarregado do movimento e atendimento no terreiro da Igreja. Também recebe pessoas encaminhadas pelo fiscal de salão para o terreiro e vice-versa.

• PORTEIRO

Zela pela porta, o acesso e saída da Igreja. Controla a direção de cada um que sai do trabalho e quando necessário indaga os motivos. É o intermediário entre os fiscais do salão e do terreiro.

• REFORÇO/RONDA

Considera-se reforço todo o efetivo da escala de fiscais que mesmo não estando em seu turno pode ser convocado para alguma emergência. E também para realizar ronda nas imediações do templo. 

• ESCALAS

O quadro de fiscalização deve funcionar em base de turno de duas horas. Em centros com menos disponibilidade de pessoal pode haver escalas maiores ou fixas.
 

O treinamento e preparo dos fiscais deve ser constante. O bom fiscal deve ser sereno, amoroso e ao mesmo tempo persuasivo e firme quando se trata de resolver problemas e situações que estão prejudicando o fluir harmonioso do trabalho.

Deve ser o mais discreto possível na sua atuação, abordando a todos com tranquilidade, educação, atenção e boa vontade Principalmente com aqueles irmãos e irmãs que estejam passando alguma disciplina ou qualquer outro tipo de dificuldade.
 
Se houver algum problema mais grave que fuja do seu controle e autoridade, deve dar ocorrência ao comando do trabalho. 
 
Recomenda-se ter um livro para registrar ocorrências  para que, depois do Trabalho , possam ser avaliadas pelo Conselho Doutrinário Local, a quem cabe, depois de ouvida as partes, decidir pela oportunidade de propor sanções disciplinares.