Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Feitio

Leia tambem:  Sobre o Feitio
 

O feitio do Santo Daime é um dos principais trabalhos da nossa Doutrina. Porque, além do feitio material da nossa bebida sacramental, ele é também uma verdadeira alquimia espiritual. Por outro lado, deve representar sempre um ponto de encontro e união de todos os seguimentos da Irmandade em prol da realização do Santo Daime.

A característica principal de um feitio é que o trabalho espiritual interior e a miração se superponham ao intenso trabalho físico e mental. É necessário o mais profundo silêncio e atenção no trabalho que está sendo realizado e uma total disponibilidade às múltiplas tarefas que são exigidas de cada um.

O feitor, o mestre da fornalha, é o responsável tanto pela parte material quanto espiritual do feitio. A ele cabe a responsabilidade pelos graus de apuro do Santo Daime como também a coordenação dos diversos setores de trabalho tanto masculino quanto feminino.
 
Os trabalhos masculinos São: pesquisa, corte e transporte do cipó, coleta das folhas (que também pode ser feita pelas mulheres) raspação, bateção e fornalha, que consta de apurador, paneleiros, foguista, lenha, água e limpeza.
 
Os trabalhos femininos são: cozinha, limpeza das folhas, lavagem dos vasilhames. Durante a limpeza das folhas podem ser apresentados hinários.
 
Durante a realização dos trabalhos é servido o Santo Daime. Cada trabalho deve ser executado numa atitude de vibração mental positiva e dentro de uma corrente harmoniosa. O despacho do Santo Daime é feito em horas designadas pelo responsável do feitio, que também executa as chamadas e autoriza a cantar os hinos.
 
É comum a realização de hinários na boca da fornalha. Quando são cantados durante a bateção têm que ser puxados na sua cadência apropriada.

Durante os trabalhos da folha e nos hinários da boca da fornalha no interior da casa do feitio as mulheres só podem ter acesso três dias após as suas regras.

É essencial o cuidado na limpeza, higiene e na esterilização de todos os vasilhames e recipientes empregados no trabalho.

O Santo Daime deve ser enlitrado dentro dessas normas, anotado seu grau, data e lua na qual foi produzido.

As Casas de Feitios existentes nas Igrejas, assim como os jardins de Jagube e Rainha, são administrados pela ICEFLU e pela Igreja local.. Todo Santo Daime é considerado como sendo da responsabilidade da ICEFLU a ser distribuído aos centros e filiais, que ficam obrigadas a manter registro sobre o seu consumo e normatização própria.