Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Fardamento

O Fardamento é a cerimônia de entrega da Estrela e consagração das vestes cerimoniais, tomando o associado um membro ativo da Doutrina do Mestre Império Juramidam.
 
As condições prévias ao Fardamento são:
  •  Ter participado de pelo menos três trabalhos oficiais (incluindo as Concentrações);
  •  Ter conhecimento dos princípios doutrinários, éticos e estatutários tanto do centro local quanto da ICEFLU;
  •  Ter seu cadastro aprovado pela diretoria do centro ao qual se afiliou;
  •  Ser associado ao ICEFLU e ao centro local que freqüentará.
     
A cerimônia se realiza ao início de um trabalho espiritual do calendário oficial após as rezas de abertura e antes do início do hinário propriamente dito. Preferencialmente deverá ser um hinário de farda branca. Quando o fardamento é feito em trabalho de farda azul, o fardando deve ser instruído a se apresentar no próximo trabalho oficial com a sua farda branca.            
                                                    
A cerimônia consta de uma abertura (preleição) do comandante do trabalho sobre a importância do Fardamento, relembrando os direitos e deveres de cada fardado, e o zelo que devemos ter com nossas vestes cerimoniais. Em seguida, o(s) aspirante(s) se coloca de pé em frente ao Santo Cruzeiro. Homens à esquerda, mulheres à direita. Toda a irmandade canta o hino nº 65 - Graduação do Padrinho Alfredo Gregório. Normalmente o dirigente e/ou os responsáveis pelo comando da ala masculina e feminina colocam as estrelas respectivamente nos homens e nas mulheres. Também é possível que o fardando indique outro fardado da corrente que ele desejaria que lhe coloque a estrela.
 
Ao som do hino, o dirigente do trabalho ou pessoa por ele indicada, coloca a Estrela no peito do (a) aspirante. A Estrela das crianças, rapazes e moças deve ser à esquerda (lado do coração) e, dos adultos, à direita.  
  
Ao final da cerimônia, pode-se dar VIVA AO(S) NOVO(S) FARDADO(S) e uma salva de palmas.