Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

O Bailado

As filas do bailado devem ser dispostas de acordo com a altura dos participantes, do mais alto para o mais baixo, da direita  para a esquerda da fila do lado dos homens e da esquerda para a direita da fila pelo lado das mulheres. Os retângulos disponíveis para o bailado devem medir aproximadamente 70 x 30cm.
 
A cabeceira da mesa se encontra frente à porta de acesso ao Salão que geralmente é voltado para o leste. À esquerda da cabeceira da mesa ficam os homens, e a direita as mulheres. Seguem-se os rapazes e as moças, as meninas e os meninos.

O setor das crianças, como é sempre mais vazio, recebe também visitantes nos dias em que a Igreja está mais cheia.
 
O bailado se apresenta em três tipos básicos: valsa, marcha e mazurca. O bailado inicia-se após a primeira estrofe do hino, a partir do movimento do comandante que dá o primeiro passo à esquerda.
 
O bailado deve acompanhar o compasso da música, sem arrastar nem acelerar. O bailado é também uma vitrine do trabalho espiritual de cada um. Deve-se evitar trejeitos e movimentos exagerados que  quebrem o padrão apresentado pela corrente.
 
É necessário que haja tolerância no caso dos novatos. Mas ela deve ser acompanhada de instrução para a adaptação dos mesmos às instruções de serviço. Porém, erros de compostura mais graves devem ser corrigidos e orientados desde o início.

O maracá deve estar afinado convenientemente. Devemos buscar como meta que todo fardado tenha um maracá e saiba tocá-lo adequadamente dentro do ritmo exigido pelo hino. O comando do trabalho poderá limitar o número de maracás, se assim julgar conveniente.

As filas de bailado são dispostas de acordo com a altura dos participantes, com os membros fardados ocupando as filas da frente.

As posições nas filas de bailado não devem se tornar pontos de afirmações de ego ou símbolo de poderes especiais. Todos devem compor-se em seus lugares de acordo com os critérios que forem estabelecidos

Todo membro fardado, na corrente, é um Soldado da Rainha, que tem a responsabilidade de um trabalho de muita seriedade. Deve cantar e bailar durante todo o hinário, salvo impedimento justificado.