Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Hinários de Cura

Além dos hinos do caderno de Cura, podem ser cantados outros, sempre de acordo com as solicitações do próprio trabalho e autorização do dirigente. Em alguns casos podem ser abertos outros hinários também empregados para cura como é o caso, principalmente, dos hinários de João Pedro, Tetê e dos Finados (Antonio Gomes, Maria Damião, Germano Guilherme e João Pereira).
 
A corrente de cura exige total concentração e atenção no objetivo do trabalho para que os doentes possam se entregar com toda a confiança ao trabalho espiritual a fim de obter compreensão das causas físicas, mentais e kármicas de sua doença e das transformações exigidas para que as curas possam ocorrer e se manterem.  
               
A abertura é normal: Oração, Consagração do Aposento, pequena concentração e início do Hinário de Cura.                                                                                        
É usada a farda azul, as pessoas permanecem sentadas em tomo do Cruzeiro. A mesa é preferencialmente constituída por 6, 7, 9, ou 12 pessoas, incluindo o presidente da mesa.
 
Os beneficiados não devem sentar diretamente na mesa, podendo ser acomodados sempre próximos à mesa de trabalho. Se necessário, podem permanecer durante o trabalho no quarto de atendimento de cura. Como é habitual, homens e mulheres sentam separadamente. De acordo com o trabalho, quando houver médiuns curadores em serviço, eles podem se movimentar no atendimento aos doentes, sempre de acordo com o presidente da mesa. Deve permanecer no salão um fiscal e também um outro no terreiro, além do despachador de Santo Daime (não necessariamente o presidente da mesa). Devem ser evitados os instrumentos musicais, inclusive maracás, quando não há uma equipe treinada adequadamente. Os hinos devem ser bem cadenciados, intercalados com pausa, a critério do chefe da sessão.
 
A praxe é fazer o primeiro despacho do Santo Daime antes da Oração, outro após a concentração ou no início do Hinário de Cura. E ainda um terceiro despacho opcional do hino O Daime, do Padrinho Alfredo, em diante.

Durante os despachos canta-se os hinos do Daime.

É apropriado que os locais onde acontecem os trabalhos de cura tenham acomodações apropriadas para receber os doentes.