Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Trabalho de Cruzes

Este trabalho deve ser realizado na Casa de Estrela e sua realização depende de indicação da presidência do Centro ou do grupo de cura. É um trabalho de exorcismo e desobsessão para o socorro espiritual de pessoas que se mostrem claramente alteradas de seu modo habitual, obsediadas ou apresentando um quadro de perturbação grave.
 
É feito em série, no mínimo três, máximo de nove, sempre em dias consecutivos. Preferencialmente deve ser realizado às 12:00h do dia, porém, em situações especiais pode ser iniciado às 6:00, 16:00 ou 18:00h.
 
Na mesa devem sentar os médiuns, ficando o(s) beneficiado(s) na segunda fila, sempre acompanhado(s) por um fiscal. Os números de integrantes da mesa pode variar de 3, 5, 7 ou 9 pessoas. A composição da mesa do trabalho deve ser a mesma em todos os trabalhos de uma série. Quanto ao(s) beneficiado(s) preferencialmente devem estar presentes no trabalho, mas o mesmo pode ser feito à distância com apenas três pessoas na mesa (se solicita que a pessoa beneficiada fique em concentração na mesma hora).
 
Todos os participantes do trabalho devem chegar à casa de Estrela cerca de 30 minutos antes da hora de começar o mesmo, tomar a dose única correspondente e aguardar em concentração o horário de início.
 
Todos os participantes permanecem de pé. Os que compõem a mesa seguram em sua mão esquerda uma vela acesa e na direita um pequeno Cruzeiro. Igualmente o(s) beneficiado(s) devem ter a vela e o Cruzeiro na mão.

O trabalho é aberto com uma Salve-Rainha, e o oficiante procede a leitura da Oração de Exorcismo. Nas horas indicadas pelo oficiante todos devem fazer o sinal da cruz. Em seguida, são cantados os hinos Linha do Tucum, nº 108 do Hinário do Mestre Irineu (3 vezes), e Vou receber minha Mãe, nº 27 do Hinário do Padrinho Alfredo (duas vezes). O oficiante lê a oração de encerramento, é rezada uma Salve-Rainha e o trabalho é fechado com "Louvado seja Deus nas alturas. E a nossa Mãe, Maria Santíssima, sobre toda a humanidade. Amém."
 
Após o encerramento, aconselhamos que todos permaneçam sentados, podendo-se cantar hinos de instrução, disciplina ou correção de pedidos de benefícios pelas almas e sofredores.
 
É um trabalho que era realizado pelo Mestre Irineu, na maioria dos casos, para pessoas que demonstravam estar obsidiadas. Devido à delicadeza deste tema, recomenda-se, tanto na  indicação como execução do trabalho, o acompanhamento pelo responsável do setor de saúde e a observância das normas estabelecidas pelo CONAD, além de outras regras institucionais e regimentais internas, cuidados que devem cercar todo caso onde o problema espiritual do paciente passe por algum desequilíbrio mental.