Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Editorial de Lançamento do Site

0
0
0
s2sdefault
Para nós é motivo de celebração o relançamento do site da nossa igreja, www.santodaime.org. Um trabalho que nos custou muitos anos e se prolongou bem mais do que esperávamos desde que o antigo site foi desativado. Mas creio que a demora valeu a pena e que teremos muitas coisas boas e úteis para oferecer aos nossos associados e também para o público em geral. 
 
Estamos lançando o site com aquilo que julgamos o essencial, a fim de não prolongarmos por mais tempo sua inauguração. Nossa ênfase está nos conteúdos para consulta e também no suprimento de material doutrinário necessário para todos os membros, como: hinários, cadernos, normas e recomendações sobre o ritual, gravações autorizadas, áudios de palestras  dos mestres e padrinhos, filmes, fotos históricas, documentos, etc.
 
Estaremos divulgando também algum material inédito do nosso acervo, que está sendo organizado na forma de um Centro de Documentação da História e Memória da doutrina. Em breve, no ítem do menu correspondente, estaremos possibilitando uma forma de acessar este acervo em alta resolução . E também ferramentas para que todos possam ceder material relevante para ser disponibilizado a partir do site. Contamos também, como fonte de referência, com o excelente trabalho realizado por outros sites e blogs em funcionamento. Pretendemos usá-los também estas fontes como material de consulta e links. 
 
Além disto, queremos noticiar os eventos em nossas diversas comunidades e principalmente o que ocorre na nossa sede na Vila Céu do Mapiá e o intenso trabalho social e ambiental realizado junto nas calhas do rio Purus, Juruá, na Floresta Nacional do Purus e do seu entrono.  
 
Esperamos com isto difundir boas notícias e contribuir para a aproximação e o dialogo entre as demais linhas ayahuasqueiras. Para nós, é motivo de grande alegria podermos hoje comungar livremente esta bebida milenar das selvas sul americanas, a AYAHUASCA/SANTO DAIME, sacramento e eixo do trabalho espiritual das nossas igrejas da ICEFLU e também de diversas outras denominações religiosas. 
 
Pretendemos também informar e dar suporte a este importante tema que é a liberdade religiosa do Santo Daime. Nossas conquistas neste campo, se deveram principalmente a nossa luta, junto com as demais entidades religiosas ao curso dos últimos 30 anos. Também pela abertura do Governo Brasileiro, que através da SENAD e outros órgãos federais, tiveram a sensibilidade de colocar sobre a proteção do Estado este autêntico patrimônio cultural e espiritual do nosso país. Tanto é assim que se encontra também em curso  um projeto no MinC e no IPAHAAN para registrar  certos aspectos da prática religiosa da Ayahuasca como um bem cultural da nação brasileira.
 
Esta regulamentação do uso religioso da Ayahuasca/Santo Daime, foi feita definitivamente através do parecer de novembro de 2006 do grupo multidisciplinar de trabalho-GMT/CONAD, transformada em portaria pelo plenário do Conselho Nacional Antidrogas e publicado no DOU em janeiro de 2010. Foi realizada através de um grande diálogo entre Governo, Academia e as principais tradições que fazem uso religioso da ayahuasca. Representou um grande avanço e o término de décadas de perseguições e preconceitos contra nossa religião.
 
Se algumas lacunas ainda persistem na legislação adotada, a nossa luta continua para garantir que a nossa irmandade, hoje espalhada em todo mundo tenha os nossos mesmos direitos de praticar livremente a sua crença religiosa.
 
Gostaria agora, antes de encerrar este editorial e fazer alguns agradecimentos, pedir licença para fazer umas reflexões filosóficas e espirituais e prestar uma homenagem.
 
Mesmo com tantos anos de trabalho espiritual constante e com o auxílio inestimável deste acelerador e amplificador de consciência que é o Santo Daime, ainda assim não é fácil entender e confiar no que iremos encontrar na outra margem da existência. De alguma maneira, enfrentar este enigma com serenidade é um dos nossos principais objetivos.
 
Sem dúvida existe alguma coisa muito sagrada nesta fronteira entre o que chamamos de vida e de morte  e que na verdade é a continuação de uma mesma coisa. E ao pensarmos sobre o que seja este tremendo mistério , só nos resta reverenciá-Lo, independente do seu nome ou da sua forma.
 
Para onde iremos depois da nossa jornada terrestre? Talvez para onde tivermos acreditado. E que isto será tanto mais acolhedor quanto melhor  tivermos nos preparado ainda em vida. Este é o significado verdadeiro de “nascer de novo”. E este “lugar” para onde vamos , na  verdade deve ser um outro estado de consciência. Chamem isto do que quiserem... Deus é o seu nome mais conhecido. 
 
Este lampejo ou cintilar efêmero da nossa presença que se chama nossa vida, brilha por uma fração mínima de segundo diante da imponência do Cosmos e suas miríades de constelações. Só resta o consolo de que pelo menos  essa “ luz da nossa vida/volte ao domínio seu”, como tão bem sintetiza os versos do hino do Padrinho Alfredo Gregório de Melo, atual dirigente espiritual da ICEFLU.
 
E com esta citação eu quero finalizar este editorial auspicioso de anúncio do novo site com uma homenagem muito merecida ao meu saudoso irmão, amigo e colaborador Carlos Gustavo Nunes Pereira, o Guta que encarnou como ninguém este trabalho árduo de sua reconstrução, se dedicando a ele com muita energia e tenacidade, principalmente quando pressentiu que a piora da sua doença não o deixaria com tempo de assistir ao seu lançamento, o que estamos finalmente fazendo somente hoje, quase tres anos após sua passagem.
 
Nesta fase já difícil para ele, muitas vezes conversamos e especulamos sobre o significado da vida e da morte. E estes versos- que um dia lembrei numa destas conversas- passou a acompanhá-lo. Ele sempre os citava em alguns momentos mais difíceis. E também foram lembrados e cantados na cabeceira do seu leito no hospital, bem próximo a sua passagem.
 
Muito obrigado Guta, por sua inestimável contribuição, paciência e carinho  com este trabalho que hoje estamos dando a luz! Aí está o fruto do nosso trabalho e você sempre será lembrado nele.
 
Ficam também meus agradecimentos a todos que colaboraram em diversas etapas desta construção: Breno, Victor, Antônio, Brock, Neide e muitos outros. Sem esquecer também do Jose Murilo e Manoel Poppe, nossos percussores e idealizadores das versões mais antigas do site, que foi a base inicial deste nosso trabalho. E que pelo  seu conteúdo e valor intrínseco, continuará acessível para ser navegado e consultado.
 
Esperamos que através do www.santodaime.org possamos forjar ainda mais nossa identidade enquanto linha espiritual. E que ele ajude também a promover a paz, a tolerância, a liberdade e o dialogo entre todas as linhas ayahuasqueiras e daimistas.  E que seja útil para toda a nossa irmandade, hoje presente em todo mundo, nestes tempos tão difíceis em que vive nosso planeta.
 
Ainda temos ainda muito trabalho pela frente e esperamos contar com a ajuda de todos.
 
Harmonia, Amor, Verdade e Justiça
 
Alex Polari de Alverga
 Editor chefe do site
 

Arquivos do Blog