Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Prestando Contas: 03 Anos de AMVCM

0
0
0
s2sdefault
Com a eleição da nova diretoria da AMVCM foi feito um balanço dos 3 anos da gestão que se despede. 
 
Na assembleia de encerramento de sua gestão a diretoria da AMVCM aproveitou para fazer um breve balanço de sua gestão, resumido aqui. O setor financeiro, conforme as prestações de contas realizadas anualmente e aprovadas pelo seu Conselho Fiscal, teve uma média anual de entradas de cerca de 25 mil reais (vindos da contribuição dos visitantes,   mensalidades dos sócios e doações) com gastos da mesma ordem, divididos basicamente em despesas administrativas (salários, telefone e escritório), custeio dos mutirões semanais (alimentos, combustível e utensílios) e compromissos com a saúde, assistência  social e ambiental, segurança e infraestrutura etc. Nas relações institucionais o Conselho Comunitário e sua Secretaria Geral realizaram diversas parcerias (veja matéria abaixo), fizeram inúmeros contatos oficiais com os poderes executivos, legislativo e judiciário e promoveram a florestania ao conseguir a aposentadoria de todos os veteranos, obter Bolsas Família e Verde para boa parte da população, auxílios maternidade e documentação. Teve participação ativa também na organização dos processos eleitorais, na articulação do Grupo de Trabalho Interinstitucional—GTI (que reúne as instituições e organizações da Vila) e na captação de recursos e realização do Amagaia (curso ministrado pela primeira vez na Amazônia pela Rede Global de Ecovilas) e do Plano de Trabalho para o Acordo de Gestão (espécie de Plano Diretor Participativo da Vila que vai ordenar a questão fundiária e criar as regras internas de convivência). O Conselho Ético Disciplinar por sua vez atendeu quase mil reclamações registradas no Livro de Ocorrências e atuou na articulação, recepção e organização da presença das polícias na Flona Purus.
 
   
Amagaia                                                                            MPF
 
Também foram apresentados os atendimentos das gestorias de Promoção do Bem Estar Social (Sonia Palhares), que atendeu a mais de uma centena de pessoas através da captação de recursos junto à irmandade, da Saúde (Clara Iura e Isabel Barsé) com o atendimento à saúde dos moradores e visitantes, a manutenção e funcionamento da Santa Casa, abastecimento de remédios alopáticos conseguidos junto a instituições e irmandade e apoio financeiro e logístico àqueles que precisaram sair para se tratar. A Saúde Ambiental (Rita Silveira e Damião Arruda) mostrou suas realizações com a fabricação de lixeiras, brinquedos, poltronas e utensílios com material reciclado, manutenção da limpeza na Vila e nos igarapés, campanhas educativas, manutenção do lixão comunitário e construção do novo galpão para armazenamento de lixo reciclável, que vem sendo feito com garrafas pet. Na gestoria de Segurança foram apresentados os resultados das ações institucionais que trouxeram as polícias Federal (2 visitas), Militar (2 visitas) e Civil (uma visita), que resultaram da cassação da licença de moradia de mais de uma dezena de pessoas e no atendimento dos casos mais graves registrados no Livro de Ocorrências do Conselho Ético Disciplinar. Foi apresentado também um balanço do atendimento da gestoria de Recepção, que mostrou o total de contribuições dos visitantes (principal fonte de renda da Associação) e apresentou em gráficos a quantidade de visitantes estrangeiros e brasileiros (os mesmos foram utilizados para mostrar aos governos a importância da Comunidade na atração de divisas aos estados do Acre e do Amazonas). No setor de obras e mão de obra (José Corrente e João Batista) foi construída a nova Cozinha Geral, desmontada a antiga igreja e iniciada a construção da nova, além da participação nos feitios, manutenção da igreja, dos caminhos, pontes, estrada, igarapé, lixão e lixeiras, tratamento do lixo, manutenção das instituições etc. 
 
  
Eleição Nacional                                                                Polícia Federal
 
 
NOSSAS PARCERIAS
Vale destacar também as parcerias realizadas pela AMVCM: com o ISAVIÇOSA na realização do AMAGAIA e Acordo de Gestão. Com a Fundação Colibri na Holanda no apoio administrativo institucional. Com o Instituto Internacional de Educação do Brasil – IIEB, na articulação junto às instituições governamentais, Legislativo e Judiciário e ONGs. Com a ONG APE, inglesa, no Projeto de agrofloresta Turma do Roçado (este também com a Escola Cruzeiro do Céu e ISAVIÇOSA). Da empresa Agrojete, na doação de kits de irrigação de hortas comunitárias. Junto ao então deputado federal Francisco Praciano na captação de recursos de emendas parlamentares para a realização do Acordo de Gestão e outras atividades. Com o Ministério Público Federal – MPF, através das procuradorias do Meio Ambiente e Cidadania, regional Manaus, na pressão junto aos governos para o atendimento aos direitos ambientais e de cidadania da Comunidade. Com o Ministério do Desenvolvimento Agrário para a realização do Mutirão da Cidadania, que documentou mais de 2 centenas de moradores na Vila. Com o ICMBIO, nosso parceiro natural na administração da Floresta Nacional do Purus. Além dos parceiros internos: ICEFLU (manutenção da igreja, feitio e captação de recursos), IDARIS (estrada, relações institucionais etc), Cooperar (abastecimento dos mutirões, plantio de cacau, agrofloresta, piscicultura etc), Santa Casa (manutenção institucional e apoio à saúde dos moradores e visitantes), CMF (captação de recursos e abastecimento de remédios), Escola Cruzeiro do Céu (manutenção institucional e Projeto Turma do Roçado), Telecentro (manutenção e apoio institucional). E de igrejas nacionais e internacionais.
 
  
Mutirão da Cidadania                                                                                Dep. Fed. Praciano
 
A diretoria que se despede agradece a todos os seus parceiros, amigos e colaboradores, a todos que participaram dos mutirões comunitários, aos visitantes que contribuíram de alguma forma, aos profissionais que nos ajudaram e aos nossos dirigentes espirituais que nos deram força e nos orientaram nesta importante missão de gerir uma Comunidade com mais de mil habitantes, numa área de mais de 250 mil hectares e que não conta com quase nenhum apoio governamental. E deseja boa sorte aos novos gestores que entram.
 

Arquivos do Blog