Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Comunidade participa de Seminário sobre desmatamento e políticas públicas

0
0
0
s2sdefault
A Floresta Nacional – Flona - do Purus e a Vila Céu do Mapiá estiveram presentes no Seminário sobre Desmatamento e Políticas Públicas para Unidades de Conservação – Ucs, que aconteceu em Rio Branco nos últimos dias 23 e 24 de outubro. O evento foi realizado pela ONG ambientalista Ipê e promovido pelo Ministério do Meio Ambiente após uma notificação do Ministério Público Federal ao INCRA sobre ameaças às UCs. 

Análise dos mapas das UCs

O Seminário contou com a representação de várias UCs, entre elas as nossas vizinhas Mapiá-Inauini e Arapixi, e a Resex Chico Mendes, no Acre, uma das primeiras e maiores já criadas. Teve a presença também da filha do líder seringueiro, que aproveitou para divulgar as comemorações de seu centenário de nascimento.
 
No primeiro dia de trabalho foram apresentados os mapas aéreos das UCs com as demarcações de tipos de vegetação e desmatamento, além de áreas de pressão de madeireiros, pecuaristas, grileiros etc. 

Apresentação dos resultados
 
Os representantes da Flona Purus, Oswaldo Guimarães, vice-presidente de seu Conselho Consultivo e Wilson Manzoni, secretário geral da Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá e os demais tinham como meta localizar os desmatamentos e ameaças e corrigir eventuais erros nos mapas. Em seguida cada UC apresentou seus resultados.
 
No dia seguinte, a partir do que foi realizado, cada um aperfeiçoou e detalhou seu mapa e propôs política públicas necessárias para combater as ameaças e aperfeiçoar o desenvolvimento sustentável das áreas. No caso da Flona Purus constatamos que é uma das mais organizadas e protegidas e com muitas ações realizadas e em andamento. Todas reclamaram da ausência do poder público, principalmente do órgão diretamente responsável pela proteção e conservação destas regiões, o ICMBIO. 
 
Na conclusão dos trabalhos houve uma intensa troca de informações e aproveitamento das sugestões de melhorias e políticas públicas. Todo o material coletado será publicado, segundo a Ipê, num livro, que deverá nortear as atividades dos órgãos ambientais governamentais. 

Os participantes
 
Se quiser receber estas e outras boas notícias cadastre seu e-mail no site iceflu.org.br
 
Texto: Oswaldo Guimarães – secretário de comunicação do IDARIS. 
Fotos:  Assessoria. 
 

Arquivos do Blog