Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

A Saúde da Madrinha Rita

0
0
0
s2sdefault
No último dia 22 de julho, dia de Santa Madalena, a nossa estimada madrinha e matriarca da ICEFLU Rita Gregório de Melo, sofreu um acidente em seu quarto. Ao sentar-se na beirada da cama seu colchão deslizou e ela caiu fraturando a munheca e sofrendo traumatismos leves na cabeça e partes do corpo. 
 
Imediatamente a irmandade se uniu para buscar socorro médico, já que a Vila Céu do Mapiá, apesar de todas as ações institucionais que vem desenvolvendo, ainda se encontra sem médico. Num período de grande dificuldade de transporte na Comunidade, já que estamos no chamado verão amazônico onde as chuvas são escassas e o igarapé fica muito seco, prejudicando a navegação, a movimentação se deu para tentar o deslocamento de um helicóptero que pudesse levar a Madrinha até Rio Branco, capital do Acre. 
 
Assim várias frentes se mobilizaram. De um lado irmãos de todo o planeta buscavam arrecadar fundos para financiar as despesas. De outro a madrinha Nonata tentava contato com o Governo do Estado do Acre, que já havia cedido seu helicóptero recentemente em outra operação semelhante. De Brasília a irmã Graça Mittoso e sua filha Juliana buscavam o apoio das secretarias de saúde do Amazonas e de Boca do Acre e do Centro de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas. Em outra frente os nossos irmãos da Doutrina radicados em Manaus Eduardo Kauffman, médico oftalmologista e Fátima Santágata, produtora de TV, acionavam suas amizades com o Comando Militar da Amazônia, com o setor de comunicação do CMA e com o capitão da Aeronáutica, também médico oftalmologista, responsável pelo aval à missão. 
 
Todos os esforços e muita reza deram resultado. A Aeronáutica providenciou a missão de Evacuação Aeromédica - EVAM, realizada pela Salvaero. Nesta, um helicóptero com médico e atendentes pousava, 5 dias depois do acidente, na Vila para levar a Madrinha a Rio Branco com todo o apoio necessário. Logo que chegou ela foi levada ao hospital Santa Juliana onde fez uma radiografia que diagnosticou uma fratura no osso do punho. Foi engessada e sedada e pode seguir para a Fundação Sebastião Mota de Melo onde foi recebida pela filha Maria das Neves e seu marido Maurílio Mendes, parentes, amigos e afilhados. 
 
Ela ainda permanece lá, em recuperação e a irmandade continua recebendo contribuições que têm servido para auxiliar nas despesas da comitiva e para adquirir móveis, utensílios e remédios para melhorar sua estadia. Para tanto foi aberta uma conta bancária permanente, exclusiva para contribuições à saúde da Madrinha: 
 
MARIA DA SAUDADE A. BRAGA UMPIERRE –
BANCO BRADESCO – AG. 1075 – CONTA POUPANÇA  1000918-9   
CPF 765530787-34. 
 
  O IDARIS e as demais instituições ligadas à ICEFLU agradecem a todos que, de alguma maneira, contribuíram e estão contribuindo para a saúde da nossa querida Madrinha Rita e o bem estar de sua família, amigos, afilhados e de sua tão amada Comunidade e Doutrina.

Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS.  
Fotos: Oswaldo e amigos.

Madrinha sendo acomodada com todo apoio no helicóptero
Moradores acompanham de perto o embarque. 


Tripulantes embarcando.

Vai com Deus Madrinha e volte logo!

Já engessada, na Fundação Sebastião Mota, ao lado da filha Nonata e da mana Mad. Júlia. 

 

Se quiser receber esta e outras boas notícias cadastre seu e-mail no site iceflu.org.br.
 
 
 

Arquivos do Blog