Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

Encontro de Comunicação e Memória Daimista no Céu do Planalto

0
0
0
s2sdefault

Encontro de Comunicação e Memória Daimista no Céu do Planalto
Conheça as propostas de ações integradas para iniciativas de documentação, comunicação e acervos culturais das comunidades daimistas.


DECLARAÇÃO FINAL


Entre os dias 09 e 11 de dezembro foi realizado no Céu do Planalto, em Brasília, o I Encontro de Documentação, Comunicação e Acervos Culturais do Santo Daime - ICEFLU. O encontro teve o objetivo de debater e reunir informações sobre as demandas que se apresentam para a coleta, organização, preservação e difusão da cultura daimista, e construir propostas e soluções para o futuro.

Com a presença da assessoria de Comunicação da ICEFLU e o editor do site, Alex Polari, os jovens da comunidade Céu do Planalto desenvolveram uma agenda de apresentações e reuniões para inspirar a reflexão coletiva nos temas do evento, conforme programação abaixo:

09/12 - Sexta à noite: Apresentação da proposta do encontro, indicando as vantagens de termos uma visão integrada para iniciativas de documentação, comunicação e acervos culturais das comunidades daimistas. Debate. Apresentação de vídeos.

10/12 - Sábado pela manhã: Documentação institucional - apresentação de diretrizes para a identificação e reunião dos acervos da ICEFLU e de centros coligados, propondo plano de classificação de documentos, além de melhores práticas para organização, preservação, descarte e transparência.
Tarde: Acervos Digitais - Apresentação da plataforma Tainacan, e da possibilidade de ativação de iniciativas colaborativas em rede para organizar e integrar coleções de objetos digitais / bens culturais (texto, imagem, audio, video) da Cultura Daimista.
Noite: Bate papo sobre gravação/edição de áudio em rituais do Santo Daime : métodos, equipamentos, e dicas para projetos de registro, edição e produção de hinários.

11/12 - Domingo - Tarde: Website institucional - apresentação das novas funcionalidades do projeto do site e Centro de Memória, incluindo o acervo de hinos , de imagens e a linha do tempo, e na sequência, rodada de conversa sobre possibilidades de colaboração e iniciativas integradas. Proposta de criação de rede de comunicação para ativar o fluxo de conteúdos no SantoDaime.org.
Noite: Oração. Apresentação de videos.

Vale destacar que os temas propostos para o Encontro evocam explicitamente elementos estruturantes da identidade e da cultura daimista. Neste sentido, a apresentação de filmes e fotos que representam nosso patrimônio cultural teve o objetivo de ativar o potencial integrador de nossa memória comum. Ficou evidente a importância de darmos maior apoio e visibilidade às manifestações culturais desenvolvidas em nossos centros, na floresta e nas cidades, com especial atenção ao potencial criativo que os jovens das comunidades podem aportar ao processo.

Como propostas aprovadas no encontro, se encontram algumas iniciativas que têm o potencial de ativar maior colaboração e participação em nossas redes:

Website SantoDaime.org:

  • Criação de Grupo de Editoria em Rede;
  • Novo layout mais dinâmico para os destaques na Home Page;
  • Maior integração do site com as redes sociais;
  • Maior integração e destaque no fluxo de informações; relativas à obra da Igreja matriz no Céu do Mapiá;


Iniciativas para Documentação e Acervos Culturais:

  • Digitalização dos Anexos do Dossiê, com proposta de classificação documental implementada no Tainacan
  • Importação do acervos de imagens (600) do www.santodaime.org para o Tainacan
  • Preparação de um grupo de trabalho com a finalidade de ir ao Mapiá fazer um diagnóstico da situação documental, e oficinas para a manutenção e documentação dos mesmos.
  • Contatar as igrejas filiadas para alistar pessoas responsáveis pela comunicação que queiram cooperar com a tarefa inicial de localizar e mapear os acervos existentes;


Inspirado pelos debates e reflexões, ao término do encontro, Alex Polari considerou importante que iniciemos desde já uma rede de conversas em torno da realização, em 2017, de um evento mais amplo para debater a cultura e a memória daimista . Lembrando do efeitos irradiadores que os seminários festivos do EnCura desempenharam nos anos 90, vislumbramos a possibilidade de que agora tenhamos a urgência em colocar foco neste aspecto mais amplo das nossas comunidades, fundamental para estruturar nossa identidade enquanto tradição espiritual: a nossa cultura, história e memória. Pois ela pode se constituir também num fator de cura e de coesão institucional. Neste sentido, estamos projetando realizar para o ano que vem o Iº EnCultura Daimista na Comunidade Céu da Montanha em Visconde de Mauá.

Céu do Planalto, 12 de dezembro de 2016

 

Arquivos do Blog