Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

A Campanha 'Aprendiz da Floresta'

0
0
0
s2sdefault
 
O Centro de Medicina Florestal (CMF) foi criado em 1989, dentro de um movimento de mulheres, jovens e crianças, que se reuniram em torno do resgate do conhecimento tradicional sobre plantas em uma pequena comunidade no coração da Amazônia, na Floresta Nacional de Purus.  Atualmente, o CMF trabalha com aproximadamente 300 espécies entre nativas da floresta e cultivadas e mantém um jardim com cerca de 200 espécies. 
 
Como parte do processo de crescimento, o CMF vem trabalhando com uma equipe de gestão que funciona de forma rotativa, em todos os setores da instituição, oferecendo treinamento a jovens e crianças da comunidade do Mapiá e tendo alguns instrutores em áreas específicas. Ao longo dos anos, conseguiu treinar muitos jovens que passaram a ocupar posições estratégicas no processo de gestão, produção e até mesmo como instrutores setoriais. Muitos desses jovens se sentiram motivados a evoluir para outros níveis de formação e hoje frequentam as universidades brasileiras, formando-se em Biologia, Botânica, Gestão Ambiental, Engenharia Florestal e Agronomia. A maioria deles atribui o fato de ter dado este passo ao incentivo recebido na escola, criando esperanças de participar da construção do futuro do Centro como profissionais qualificados pela academia. Hoje, o CMF trabalha com alguns jovens que foram qualificados em seu aprendizado e que já ganharam o cargo de instrutores, incluindo a equipe de gestão que é composta principalmente por esses jovens. Atualmente, 75% da administração da instituição é constituída por jovens que se formaram como aprendizes; esses mesmos jovens acumulam funções como instrutores de novos aprendizes, multiplicando assim este conhecimento!


 
Mas para que essa história continue a acontecer, O CMF precisa da sua ajuda para seguir atendendo cada vez mais jovens. O centro sobrevive basicamente da produção das Tinturas- Mãe dos Florais da Amazônia, que são comercializadas pelo Instituto Floresta-Mãe no Brasil, doações não regulares e algumas vendas internas em tempos de visitação. Atualmente o centro atende 10 aprendizes.
 
A campanha “Apoie um(a) Aprendiz da Floresta” tem como objetivo conseguir financiar os estudos dos 10 estudantes por 1 ano na escola com toda a infraestrutura. Para que isso ocorra, precisamos levantar a quantia de R$ 65.187,00, ou seja, cada estudante custa ao CMF o valor mensal de R$ 543,22 que inclui alimentação, vestuário e o pagamento de uma bolsa de estudo para que consiga se desenvolver e poder transmitir seus conhecimentos para novos jovens, ampliando o aprendizado vindo da floresta!
 
Contamos com a sua ajuda, apoie um(a) aprendiz do Centro de Medicina da Floresta!

Visite a página da campanha para informação completa: http://juntos.com.vc/pt/aprendizdafloresta

 

 



 
 
 

Arquivos do Blog