Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

AMVCM Concede Manejo Florestal para COOPERAR

0
0
0
s2sdefault
A Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá – AMVCM vai repassar a concessão do Plano de Manejo Florestal da Vila Céu do Mapiá - PMFVCM para a Cooperativa Agroextrativista do Médio Purus – Cooperar, que agora será sua entidade proponente . A decisão foi tomada em assembleia extraordinária realizada no dia 29 de abril, após intenso debate para esclarecimentos sobre o Plano e as consequências de sua implantação na Comunidade, por 39 votos a favor, 1 contra e 2 abstenções. Na assembleia foram aprovadas ainda, por unanimidade, 2 moções ao ICMBIO: para que acelere a localização da Gleba Puruini, onde está assentada a Flona Purus e agilize a liberação do recurso conseguido pela AMVCM para a realização do Acordo de Gestão, espécie de Plano Diretor da Flona cujo projeto já foi aprovado.

O Manejo Florestal é um conjunto de estudos e técnicas utilizados para extrair produtos da mata, como madeira, óleos, frutos, entre outros, com o mínimo de danos à floresta. A Vila Céu do Mapiá possui um Plano de Manejo Florestal vigente, aprovado pelo Governo Federal, elaborado entre os anos de 2007 e 2009, a custo zero para a comunidade. Isto só foi possível pelo empenho do grupo dos manejadores florestais, que desde 2003 trabalham continuamente para que este projeto se torne realidade e graças ao apoio técnico e financeiro do irmão Pedro Christo, engenheiro florestal que conseguiu os recursos junto ao Governo Federal e orientou a elaboração do Plano.

O processo de licenciamento do Plano de Manejo Florestal requer a expedição de uma licença anual denominada Autorização para Exploração Florestal, conhecida como Autex. Após a expedição da Autex a entidade proponente está apta a proceder a exploração florestal conforme as especificações do Plano de Manejo Florestal. A Autex tem validade de um ano, prorrogável por mais um ano e sua expedição depende da análise e aprovação do Plano Operacional Anual – POA – documento que contém o planejamento detalhado de todas as atividades a serem realizados durante o ano de vigência da Autex.

A Cooperar já havia conseguido recursos para a compra de motosserras e equipamentos de proteção para os manejadores. Agora ela vai negociar com o ICMBIO a atualização do POA e da Autex e aguarda também a aprovação de um projeto enviado à Fundação Banco do Brasil que prevê financiamento para a implantação do PMFVCM, inclusive uma serraria portátil. O grande benefício que o Manejo Florestal Comunitário poderá trazer à Vila Céu do Mapiá é a geração de empregos e renda.

Se você quiser receber estas e outras boas notícias cadastre seu e-mail no site iceflu.org.br
 
 
 
Fotos: Assembleia debate concessão do PMFVCM.



 
Texto: Oswaldo Guimarães – secretário de comunicação do IDARIS.
Fotos: Kézia Marinho 
 
Fotos: Assembleia debate concessão do PMFVCM.

Arquivos do Blog