Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

ESCOLA CRUZEIRO DO CÉU VAI TER UM GINÁSIO ESPORTIVO

0
0
0
s2sdefault

A Escola Estadual Cruzeiro do Céu - EECC, localizada na Vila Céu do Mapiá, vai ganhar um ginásio esportivo. A construção, que já havia sido anunciada no ano passado e foi confirmada após a participação do gestor da instituição Guillermo Wierboldt  numa reunião de gestores do Amazonas com a Secretaria de Educação - Seduc, em Manaus. Na ocasião o gestor aproveitou também para reivindicar a contratação de uma secretária, aquisição de material esportivo, mobiliário, material de informática e melhorias no anexo da Escola, na Fazenda São Sebastião. Em seu périplo por diversos departamentos o gestor divulgou um powerpoint sobre a escola e seu Plano Político Pedagógico.

A EECC avançou bastante nos últimos anos na busca por melhores condições de ensino. Após conseguir que a maioria de seus professores fossem efetivados através de concurso e poder atender do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, passando pelo Ensino de Jovens e Adultos (da alfabetização à conclusão do Fundamental) e duas turmas de Avançar para alunos com defasagem ensino-aprendizagem, a Escola também regularizou a situação na Fazenda São Sebastião e normalizou o abastecimento de merenda e material escolar.


Escola Estadual Cruzeiro do Céu vista do alto (na seta)

Em sua busca por um aprimoramento pedagógico seus alunos, professores e funcionários estiveram bastante integrados com os diversos processos de capacitação realizados na Vila, como o Plano de Desenvolvimento Comunitário – PDC, as oficinas de sistema agroflorestal, manejo florestal, saúde ambiental, ecoturismo, artesanato, o Amagaia (curso de desenvolvimento sustentável ministrado pela Rede Global de Ecovilas), Comunicação Sustentável, Escola Sustentável e outras.

Além disso tem realizado parcerias com outras instituições e organizações internas e externas, como a ICEFLU, AMVCM, IDARIS, COOPERAR, SANTA CASA, CMF, CASA DE OFÍCIOS MD. TETÊ, JARDIM DA NATUREZA, MOVIMENTO DE SAÚDE AMBIENTAL, FUNDAÇÃO COLIBRI, IRMANDADE DO JAPÃO, ISAVIÇOSA, Universidade Federal de Viçosa, Ministério do Turismo e outras, na realização de oficinas e cursos de capacitação e aproveita a visita de irmãos e profissionais que visitam a Comunidade para promover palestras e aulas sobre os mais diversos temas.

Em sua frente pedagógica mais avançada a EECC tem mantido contato com o projeto Escola da Ponte, do professor José Pacheco, que esteve no Mapiá ministrando uma palestra no Amagaia e visitou a Escola. Após vários contatos e visitas ao Projeto, busca-se viabilizar um convênio com o Projeto, que possibilitaria a introdução de um revolucionário sistema educacional na Comunidade, que já vem sendo realizado com sucesso em vários estados e países.

A EECC aproveita também para parabenizar seus alunos e alunas, espalhados pelo país e pelo mundo, com formações nas melhores instituições em medicina, odontologia, engenharia florestal, biologia, geografia, pedagogia, educação física, fisioterapia, música, produção musical, línguas etc. e agradece seus muitos parceiros, amigos e colaboradores, na certeza de que com muito esforço todos estamos construindo uma geração mais capacitada e pronta para assumir os desafios doutrinários e comunitários apontados pelo padrinho Sebastião, pela madrinha Rita e todos os padrinhos e madrinhas e lideranças espirituais e comunitárias que nos têm apoiado e orientado.


Você pode receber esta e outras boas notícias se cadastrando em http://iceflu.org.br

Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS                                      
Fotos: Assessoria

Arquivos do Blog