Site do Centro de Documentação e Memória - ICEFLU - Patrono Sebastião Mota de Melo

Tradução Google

Portuguese Dutch English French German Italian Japanese Spanish

COMITIVA DE ESCRITORES VISITA CÉU DO MÁPIA

0
0
0
s2sdefault
Uma comitiva de escritores, a maioria radicada em Salvador-BA, visitou a Vila Céu do Mapiá neste mais recente Festival. O grupo foi formado por Edward MacRae, Paulo Moreira, Bruno Ramos, Wagner Coutinho e Ulisses Oliveira. Além de participar dos trabalhos espirituais, realizou reuniões com a direção da ICEFLU e setores da Comunidade, como a Santa Casa Padrinho Manoel Corrente e Escola Cruzeiro do Céu.
 
O antropólogo e professor da Universidade Federal da Bahia - UFBA Edward MacRae  já é um veterano da Doutrina. Fundador da Igreja Brilho das Águas, filial da ICEFLU na grande Salvador, foi membro do CONAD – Conselho Nacional Antidrogas, órgão do governo federal responsável pela legalização do uso ritual da Ayahuasca e escreveu o livro Guiado pela Lua, editado pela Brasiliense, nos anos 1980, que no momento está sendo revisto e ampliado para um futuro relançamento. 
Como orientador do também antropólogo e professor das universidades Castro Alves e Regional da Bahia Paulo Moreira em sua tese de doutorado, escreveram juntos a mais completa e documentada biografia do Mestre Irineu, Eu Venho de Longe – Mestre Irineu e seus Companheiros, publicada em 2011 pelas editoras da UFBA, UFMA e pela Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos – Abesup. 
 
Edward também organizou, em parceria com o antropólogo Wagner Coutinho Alves, professor de pós-graduação do Centro de Estudos e Terapias de Drogas – Cetap e vice-presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas da Bahia, o livro Fumo de Angola, publicado também pela Edufba. Trata-se de uma coletânea de artigos sobre canabis, espiritualidade, racismo e resistência cultural fartamente ilustrada com fotos inéditas da utilização da canabis pelos negros, sua perseguição, uso ritual etc. 
 
Já o psicólogo Bruno Ramos Gomes, morador da cidade de São Paulo, que aproveitou a visita para realizar seu fardamento, escreveu o livro O Uso Ritual da Ayuhasca na Atenção à População em Situação de Rua. Publicado pela Edufba, a obra é resultado da dissertação de mestrado em saúde pública do autor e analisa a utilização do chá na cura e recuperação social da população de rua na cidade de São Paulo. 
 
As publicações podem ser encontradas nas livrarias Cultura e Cia do Livro, nas editoras e também pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
Texto e fotos: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS. 
 
 
 

Arquivos do Blog