Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)





Esta seção reúne notícias das comunidades do Santo Daime conectadas à nossa matriz na floresta - o Céu do Mapiá.

Reúne também referências aos informativos impressos que circulam nos centros filiados - vide menu à direita.

Fique ligado no "Correio da Boa Notícia", visitando esta página sempre que possível para estar sempre a par das últimas novidades.

José Murilo

Informativos da Irmandade
Jornal do Céu
Associação de Moradores da Vila Céu do Mapiá
Folha da Rainha
Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal
Boletim do IDA/Cefluris
Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra
Regional São Paulo 
Regional Sul  

Arquivo de Notícias Online:
bullet Uma Noite para Toda a Eternidade - 20/02/2007
Na montanha e na floresta é hora de celebrar a união da Aliança
espaco
Editorial faz balanço sobre o ano de 2006 - 23/12/2006
Alex Polari apresenta editorial com reflexões sobre o ano de 2006. Projetos de desenvovimento social e econômico, a luta pela liberdade religiosa e afirmação institucional, no Brasil e também no plano internacional, enfim, um balanço anual sobre as principais realizações e acontecimentos em nossa Doutrina.
Uso Ritual da Ayahuasca / Grupo Multidisciplinar de Trabalho - Relatório Final - 22/12/2006
O relatório e o parecer final do grupo foi apresentado ao Ministro de Segurança Institucional, Gal. Armando Félix, no dia 23 de novembro de 2006 e aprovado no Plenário do CONAD no dia 6 de dezembro. Foi um trabalho intenso, por vezes difícil, onde foi alcançado patamar irreversível no que diz respeito a regulamentação do nosso sacramento no Brasil.
Comitiva da Justiça Comunitária visita o Planalto Central - 22/08/2006
D. Regina Pereira, Rodrigo Faillace e Airton Oliveira da Silva, empreendem jornada de sucesso representando a Vila Céu do Mapiá na Capital Federal.

Seminário Justiça e Comunidade - 21/07/2006
A experiência de organização da Vila Céu do Mapiá, na Floresta Nacional do Purus/AM será destacada no Painel " Como fomentar a implementação da Justiça Comunitária nas comunidades? " a ser realizado na Câmara dos Deputados em Brasília.
2ª Reunião do GMT / CONAD em Brasília, de 28/06/2006 - 08/07/2006
Alex Polari relata a 2 ª reunião onde foram debatidas uma pauta e uma metodologia para o funcionamento do Grupo Multidisciplinar de Trabalho.
Reunião do GMT / CONAD em Brasília, e outras novidades - 14/06/2006
Alex Polari relata a reunião de posse e abertura dos trabalhos do Grupo Multidisciplinar de Trabalho do CONAD em Brasília, e também reporta o Encontro das Igrejas Americanas e sobre o andamento dos projetos.
1º Encontro de Cultura Ecológica para a Nova Era - 19/04/2006
Acontecerá no Rio Crôa, Comunidade Nova Era, de 05 a 16 de Agosto de 2006 o Iº Encontro de Cultura Ecológica para Nova Era (Vivência Amazônica). Vai reunir diversas lideranças xamânicas da Amazônia, Brasil e outros paizes, conhecedores de ritos, lendas e práticas religiosas e culturais de diferentes etnias e raças, com o propósito de fortalecer a aliança sociocultural dos povos da floresta e buscar refletir sobre os rumos do desenvolvimento da Amazônia Legal.

Comunidade comemora a liberação das placas de energia solar - 20/03/2006
Fátima Santágata finalmente conseguiu liberar as placas de energia solar, doadas pelos Engenheiros sem Fronteiras da Espanha, e que vão possibilitar o funcionamento pleno do Telecentro 'Nova Idéia' no Céu do Mapiá.

Seminário do governo brasileiro afirma liberdade religiosa - 10/03/2006
Entidades usuárias da ayahuasca escolhem representantes que atuarão junto ao CONAD
por Flaviano Schneider

Batalhando pela inclusão digital do Céu do Mapiá - 04/03/2006
Comunidade empenhada na liberação dos equipamentos do Telecentro Nova Idéia, que são fundamentais para impulsionar o movimento de inclusão digital no Mapiá. Nossas ferramentas de trabalho encontram-se ainda retidos pela Receita Federal.
Sangoma africana no Brasil - 24/02/2006
A Líder Espiritual Africana, Gogo Nomzimane, se emociona após concentração.
Regulamentação do uso da Ayahuasca / Santo Daime - 15/02/2006
Conad reúne representantes dos grupos ayahuasqueiros em Rio Branco, para a composição do Grupo de Trabalho que trata da regulamentação do uso ritual com o sacramento amazônico
Gogo Nomzimane chega ao Basil - 13/02/2006
Líder Espiritual Africana Chega para Feitio da Aliança em Florianópolis
Céu do Mapiá - Capital do Santo Daime na Floresta - 10/12/2005
Fundada há vinte e três anos, o pequeno acampamento que se resumia a casa grande do Padrinho Sebastião, a oficina de tecer palha de caranaí e o armazém onde se estocava o arroz, o feijão e a farinha, se tornou uma vila comunitária que conta hoje com quase oitocentos habitantes.
Santo Daime no Fantástico - 05/12/2005
Pela primeira vez um veículo da grande mídia brasileira registra uma festa da comunidade daimista mundial no Céu do Mapiá
Agência Brasil: "Seguidores do Santo Daime reflorestam parte da reserva Mapiá-Inauini, no Amazonas" - 15/11/2005
Reportagens da Radiobrás destacam a presença positiva das comunidades do Santo Daime na Amazônia.
Espanha ano 2000 - Novidade Literária - 02/11/2005
Fernando Ribeiro retorna à rede para anunciar o lançamento de seu livro - uma reflexão sobre o significado mais amplo da repressão ao uso das plantas de poder.
Pela continuidade do projeto com a Igenieros Sin Fronteras - 22/08/2005
Acreditamos que toda a Irmandade seja sabedora da aflitiva situação em que se encontra a continuidade de nosso projeto em parceria com a “Ingenieros sin Fronteras”. Históricamente nossas relações com esta prestigiosa ONG de ajuda para projetos comunitários já vem de mais de 10 anos. Esta já é a terceira renovação/ampliação que fazemos do projeto inicial, que dotou mais de 120 famílias moradoras da Vila Céu do Mapiá com um kit solar para iluminação noturna.
O CEFLURIS e sua regionalização - 05/08/2005
A proposta da regionalização, da união das forças em cada área, é uma indicação no sentido da complementaridade de nossos esforços e potenciais. Com certeza a eternização de nossa prática religiosa se dará através do estímulo para sua difusão, unicidade ritualística e firmeza em sua crença.
A chegada das esteiras do progresso - 28/07/2005
A proposta da regionalização, da união das forças em cada área, é uma indicação no sentido da complementaridade de nossos esforços e potenciais. Com certeza a eternização de nossa prática religiosa se dará através do estímulo para sua difusão, unicidade ritualística e firmeza em sua crença.
Rádio Jagube: uma nova idéia na floresta - 10/07/2005
O forte intercambio cultural e o envolvimento comunitário fizeram possível que a Radio Jagube 100.3 FM surgisse no ano de 1998 durante o festival de janeiro e o Encontro das Igrejas.
A história da comunicação no Céu do Mapiá - 10/06/2005
Nossa doutrina nasceu na floresta, no meio de sua gente simples. Desde aquele tempo, o Padrinho Sebastião era seu comunicador nato. Ninguém resisistia ao seu carisma e ao seu charme.
XIII Encontro do Povo de Juramidam - Festa de Fraternidade, União e Organização - 20/05/2005
Realizamos entre os dias 12 e 15 de maio na comunidade Céu da Montanha, sede do CEFLURG, o XIIIº Encontro do Povo de Juramidam, com a participação de mais de 30 núcleos e igrejas filiadas `a Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal e também ao Instituto de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra.
Suprema Corte americana irá rever o caso da UDV - 29/04/2005
A liberdade da cultura ayahausqueira nos EUA estará em julgamento na mais alta corte do país. O caso confronta o direito à liberdade de culto religioso com a lógica proibicionista da guerra às drogas.
Daimistas detidos na Itália - 19/03/2005
Novamente a irmandade é vítima de ataques da polícia internacional, sob a acusação de tráfico de DMT. Dessa vez é na Itália.
Passagem da Madrinha Cristina - 26/01/2005
"Nossa bem amada Madrinha viajou hoje, para se encontrar com o Padrinho Sebastião, Mestre Irineu e todos nossos queridos companheiros que neste momento devem estar festejando sua chegada.
Querida Madrinha, obrigado por tudo.
Boa Viagem. Sua benção."
Juízes americanos dão passo decisivo para o reconhecimento da ayahuasca nos Eua - 11/12/2004
Suprema Corte americana rejeita interferência do governo e autoriza a União do Vegetal a consagrar o sacramento nos festejos do Natal de 2004.
Uso religioso da ayahuasca é finalmente regulamentado no Brasil - 08/11/2004
O Conad publicou resolução que dispõe sobre o uso religioso e a pesquisa da ayahuasca, finalmente reconhecendo a importância de garantir o direito constitucional ao exercício do culto e à decisão individual.
O Feitio de 300 panelas no Céu do Mapiá - 07/11/2004
Pd. Alfredo encomendou um grande feitio de SANTO DAIME para o abastecimento de todas as Igrejas afiliadas à Igreja do Céu do Mapiá.
Encontrou Europeu 2004 - 10/10/2004
Entre os dias 4 e 11 de setembro, na localidade de Mentrida, estiveram reunidos representantes de 23 núcleos e igrejas do Santo Daime na Europa para as reuniões e festejos do IVº Encontro das Igrejas Européias que se realizou debaixo da grande tenda montada no pátio da Igreja Céu de San Juan, na Espanha.
A comunicação da palavra do Padrinho - 10/07/2004
Alex Polari relata um pouco da história dos esforços de comunicação dessa doutrina nascida na floresta, no meio de gente simples. Desde o tempo antigo, o Padrinho Sebastião era seu comunicador nato, e ninguém resisistia ao seu carisma e ao seu charme. Hoje estamos na Internet...
Jovens se reúnem para o 7 de setembro em Visconde de Mauá - 14/08/2004
No dia 7 de setembro de 2004 estará sendo comemorado o aniversário de 20 anos da Igreja Céu da Montanha, em Visconde de Mauá. Veja o calendário de eventos, com participação efetiva dos jovens.
Viagem pelo Brasil, trabalhos e feitio pelo Nordeste - 10/07/2004
Diário de viagem de Alex Polari apresentando os resultados dos contatos mantidos em Brasília e a visita pelas igrejas da Regional Nordeste em abril/maio de 2004.

Plano de Desenvolvimento Comunitário - 24/06/02004
Saiba mais sobre o PDC, um processo de mobilização da comunidade do Céu do Mapiá visando definir de forma participativa o Plano de Manejo e de Utilização da Floresta Nacional do Purus.
Os novos hinos do comando - 17/02/2004
Estamos apresentando os novos hinos do Pad. Alfredo (22 - Criancinha), e do Pad. Valdete (32 - O Chicote e 33 - Cumprir as Ordens)
Pad. Alfredo convida todos para Caravana ao Juruá - 23/05/2003
Como parte das comemorações dos 20 anos de fundação da Comunidade Céu do Mapiá, o Padrinho Alfredo convida todos para, após as festas do Festival de junho, acompanhar a caravana que sairá do Mapiá no dia 10 de julho para visitar as recentes comunidades organizadas ao longo do rio Juruá.
Veja também: Uma viagem ao Juruá
Céu do Mapia 20 anos: conheça a programação dos festejos 15/05/2003
Padrinho Alfredo está lançando o convite para que possamos comemorar juntos o Festival da Fogueira deste ano de 2003, quando se festeja também os vinte anos de fundação da Vila Céu do Mapiá.
Veja também: Palavra do Pad. Alfredo sobre os festejos
II Oficina de Agroflorestas no Céu do Mapiá - 10/05/2003
O evento constitui uma das primeiras atividades do Plano de Manejo da FLONA Purus/Mapiá, e desenvolveu atividades relacionadas à recuperação de áreas alteradas e implantação de hortas orgânicas, através dos princípios da Agrofloresta. Relato de Marinelson Brilhante.
Canadá: a sentença dos Uyunkars - 06/05/2003
As informações que se seguem foram relatadas por Hugues Bonenfant, que esteve presente na audiência do caso Uyunkar em 24 e 25 de abril de 2003, à Ilha Manitoulin, Província de Ontario, Canadá.
Juan Uyunkar recebe julgamento favorável - 05/05/2003
Mensagem do Juan Carlos, de Madri, nos traz a boa notícia de que Juan Uyunkar, o shaman equatoriano que estava em dificuldades com a justiça canadense, finalmente conseguiu julgamento favorável e deverá ser em breve liberado para retornar ao seu país e à sua família.
Roteiro de Viagem à Regional Nordeste - 23/04/2003
Relato de Alex Polari sobre o giro de instrução efetuado pelos núcleos da doutrina do Santo Daime espalhados pela região nordeste.
Prece pela Paz aos Pés do Rei Jagube - 16/04/2003
O Feitio que termina hoje (16/4) no Céu de Mapiá foi realmente especial, aberto com uma corrente de oração pela paz mundial aos pés de um imenso pé de jagube com mais de 30 metros de comprimento.
Alex Polari encontra com a Ministra Marina Silva - 16/04/2003
16/04/2003 - Constou na pauta a regularização das florestas nacionais do Mapiá e apoio a projetos de desenvolvimento sustentável .
Veja também: os três últimos hinos de Alex Polari
Situação do sacramento Ayahuasca no Canadá -
O Caso de Juan Uyunkar

Débora Bolsanello, Antropóloga e Mestranda da Universidade de Québec em Montreal (UQAM), relata a difícil situação de um shaman sulamericano no Canadá.

Céu do Mapia comemora 20 anos de existência
O jornal "Página 20" de Rio Branco, o "primeiro jornal acreano da Internet", publicou artigo interessante sobre a comemoração mais importante deste ano para os daimistas. Flaviano Schneider recupera informações interessantes sobre a saga de um homem - Padrinho Sebastião - e de seu povo.

Aliança entre os sacramentos nativos
O evento acontecerá no Brasil de 9 a 23 de fevereiro de 2003 em duas etapas: em Urubici, Santa Catarina, com a cerimônia da Igreja do Fogo Sagrado de Itzachilatlan, e no Céu do Mapiá, Amazonas, com o ritual da Igreja do Culto Eclético.
O Santo Daime na Assembléia Mundial das Religiões
Susana Cabral faz a reportagem:
"Para mim foi uma alegria imensa partilhar com todos os irmãos deste momento de comunhão e de apresentação da força de nossa Doutrina".
Corte Federal americana decide a favor da UDV
Integrantes da União do Vegetal nos Estados Unidos obtiveram importante vitória judicial, o que abre caminho para o reconhecimento do uso religioso do Santo Daime em todo o mundo.

Assembléia Geral das Religiões
Estamos vivendo um momento de diálogo ecumênico com as demais tradições espirituais. Entre o 18 e o 25 de agosto nossa Igreja estará representada na Aldeia Sagrada da Assembléia Geral da URI (United Religions Initiative), no Outeiro da Glória - Rio de Janeiro.

O Chá Sagrado movimenta o mercado editorial nacional
Dois lançamentos editoriais abordam o uso da Ayahuasca em seus contextos diversos. O "Uso Ritual da Ayahuasca" organizado por Beatriz Labate aprofunda o e alarga a visão dos interessados no tema, enquanto Ralph Metzner apresenta interessantes relatos sobre experiências pessoais com o chá em "Ayahuasca".
São João 2002 no Céu do Mapiá
O Pad. Alfredo pessoalmente convida, e aqui apresentamos as informações sobre a programação das Festas Juninas no Céu do Mapiá, Igreja Matriz.
Lucio Viajou!!
Comunicamos o passamento de Lucio Mortimer, ocorrido no último dia 11/06 em Belo Horizonte. O sepultamento será no Céu do Mapiá.
Santo Antônio do Rio de Janeiro com o Pad. Alfredo
A Regional Rio convida a todos para celebrar o primeiro hinário do festival cantando junto com o Padrinho Alfredo o seu Hinário, em prol das comunidades do Juruá.
Regional Rio promove feitio em Visconde de Mauá
Como prática de uma boa União, estão confirmadas as presenças de membros de todas as Igrejas e Centros da Regional à partir do dia 17 de maio.
Encontro de Jovens no Céu do Vale
Valter Dias convoca a juventude da região para uma animada programação nos próximos dias 18 e 19 de maio em Pindamonhangaba (SP).
Feitio da Regional Norte em Manaus
Com a presença de membros da diretoria do Cefluris, o feitio em Manaus (à partir do dia 08 de junho) pode ser uma boa oportunidade para quem estará seguindo em direção ao Céu do Mapiá para o Festival.
Aliança entre os sacramentos nativos
Visita de Enio Staub ao México confirma a realização de encontro de entidades religiosas que utilizam enteógenos como sacramento - no Céu do Mapiá em fevereiro de 2003.

III Encontro Europeu, e notícias da Comitiva 2002
Luis Fernando Nobre nos conta sobre o desenrolar da viagem da comitiva do Pad. Alfredo neste primeiro semestre de 2002, e as boas novas do encontro que reuniu mais de 250 daimistas na Europa.
Veja também: Documento Final do III Encontro Europeu

Comitiva visita a Regional Nordeste
Marcio Galindo relata os bons frutos da visita de Alex Polari e família aos centros daimistas nordestinos.

1º Encontro de Educação Integral: Semente Consciente
Aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, em Visconde de Mauá, na Comunidade Céu da Montanha. Reuniu as pessoas que trabalham com educação para refletir e discutir sobre questões importantes e emergentes dessa área.
Veja também: MANDALA - Boletim Informativo do Encontro

Centro de Medicina da Floresta no Juruá
Para Maria Alice Freire e sua equipe, 2001 foi um ano bastante movimentado e repleto de bons resultados. O desafio agora é a implantação de um laboratório em Cruzeiro do Sul, no vale do Alto Juruá.
Assembléia Geral no Céu do Mapiá
Conheça o edital que convoca para Assembléia Geral Extraordinária da Igreja do Culto Eclético da FLUENTE LUZ UNIVERSAL e também do Instituto de Desenvolvimento Ambiental - IDA-Cefluris no próximo dia 20 de janeiro de 2002, no Céu do Mapiá (AM).
III Encontro de Jovens - Céu do Mapiá 2002
Mais um evento da programação dos Jovens Daimistas logo para a entrada do ano no Mapiá. Confira os detalhes abaixo, e para melhor acompanhamento, acesse o site da rapaziada. (http://www.daimejovens.hpg.ig.com.br/)
 
 
Notícias do Ano 2001 - Segundo Semestre
Notícias do Ano 2001 - Primeiro Semestre
Notícias do Ano 2000
Produtos e Serviços
DA IRMANDADE PARA A IRMANDADE...

... e amigos da Doutrina do Santo Daime e do Céu do Mapiá

Comentários e sugestões: josemurilo@yahoo.com


footer.gif (1284 bytes)